Edição Atual
O dossiê "Conexões feministas: ensino de história, violências de gênero e mulheres na ciência" reúne artigos apresentados durante a V Jornadas do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH), realizada na UFSC em 2023. O evento valorizou a inclusão da História das Mulheres no currículo escolar catarinense, promovendo um intercâmbio entre pesquisadoras/es de diferentes regiões e instituições. Além de abordar temas teóricos e metodológicos, o dossiê explora questões como violência de gênero, desigualdade na ciência e a invisibilidade de mulheres na história e na educação, sempre com enfoque em perspectivas feministas. Os artigos analisam contextos variados, como a violência digital, a luta contra o assédio sexual em espaços acadêmicos, o racismo na reprodução assistida em Cuba e a desigualdade de gênero no fomento à ciência no Brasil.
Com foco interdisciplinar, o dossiê também destaca a história de cartunistas brasileiras e reflete sobre o ensino da História como ação política, propondo a desconstrução de hierarquias e a criação de espaços mais igualitários. As organizadoras esperam que o material contribua para análises críticas e ações que promovam um mundo menos violento e mais inclusivo. A publicação é fruto de parcerias entre pesquisadores, projetos financiados por órgãos como CNPq e Fapesc, e a revista Trilhas da História, consolidando o papel do LEGH como referência no campo dos estudos de gênero e história.
Apresentação
Dossiê
Artigos livres
Ensaios de Graduação
Resenhas
Fontes
A Revista foi pensada e elaborada com o objetivo de promover o debate acadêmico, tendo o propósito de enriquecer as pesquisas em andamento, tal como agregar produções de outros lugares, instituições e sujeitos. Com esse objetivo, esperamos alcançar, além de professores da universidade e da rede pública e privada de ensino, alunos graduandos de nosso curso e de outras universidades, tendo por intuito incentivar novas pesquisas e a busca por conhecimentos produzidos pela História e áreas afins. Se a proposta é interdisciplinar, disciplinas como a Filosofia, Geografia, Ciências Sociais, Antropologia, Arqueologia, entre outras, encontrarão espaço para veicular as suas produções, desde que concernentes aos temas sugeridos pela Revista. A Revista se constitui de Dossiês; Artigos livres; Ensaios de Graduação; Resenhas e Fontes.
ALTERAÇÕES NAS NORMAS DA REVISTA
Os textos submetidos a partir do dia 3 de agosto de 2018 deverão obedecer às novas normas da Revista. Leia mais no link "notícias".