ENTRE O SERTÃO E A AMAZÔNIA: ‘VIDAS SECAS’ EM EIRUNEPÉ-AM
BETWEEN SERTÃO AND AMAZON: ‘VIDAS SECAS’ IN EIRUNEPÉ-AM
Resumo
Este artigo investiga a experiência de leitura e produção escrita em uma sala de aula de uma escola pública de Eirunepé-AM, utilizando o romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, como ferramenta pedagógica. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu 10 alunos do 1º ano do ensino médio, combinando rigor teórico com investigação de campo. O principal objetivo é fomentar o hábito da leitura e da escrita no ambiente escolar, destacando como a obra, ao retratar a migração e a luta por sobrevivência no sertão nordestino, ressoa com as realidades e desafios vividos na Amazônia. Nesse sentido, a narrativa se conecta com o contexto amazônico, marcado por questões de mobilidade territorial e as fronteiras simbólicas e físicas que moldam as vidas dos estudantes. O referencial teórico inclui autores como Kefalás (2012), Miranda (2019), Magalhães (2015) e Ramos (2010). Durante o percurso metodológico, foram apresentados fragmentos da obra em uma oficina literária, permitindo que os alunos relacionassem o texto às suas próprias experiências de vida. Os resultados indicam que Vidas Secas atua como um recurso essencial para que os estudantes estabeleçam conexões entre a narrativa literária e suas vivências pessoais, enriquecendo assim sua experiência com a literatura.
Referências
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