ESTRADA ENTRE AS VILAS DE OURÉM E DE VIANA: AS POVOAÇÕES DE ÍNDIOS E AS CONEXÕES DO ESTADO DO GRÃO-PARÁ E MARANHÃO COM O ESTADO DO BRASIL (1768- 1774)
ROAD BETWEEN THE VILLAGES OF OURÉM AND VIANA: THE INDIGENOUS SETTLEMENTS AND THE CONNECTIONS BETWEEN THE STATE OF GRÃO-PARÁ AND MARANHÃO AND THE STATE OF BRAZIL (1768-1774)
Resumo
O artigo analisa a experiência da construção de uma estrada entre as Vilas de Ourém, na capitania do Grão-Pará, e de Viana, no Maranhão, entre os anos de 1768 e 1774, com o intuito de conectar regiões próximas de Belém aos circuitos pecuários oriundos da região do Parnaíba, no Piauí. Entre diversas justificativas que tornou concreta esta obra, a trilha do caminho passava, em grande medida, pelas povoações de Índios, como os Lugares de Serzedelo e de Piriá. Dessa forma, estas povoações serviram não apenas como pontos de paragem da comunicação entre Ourém e Viana, mas igualmente como espaços de arregimentação de mão de obra, em especial indígena, para o trabalho na construção da rota. Procura-se também enfatizar as múltiplas práticas espaciais dos sujeitos envolvidos na logística do envio do gado, ou seja, fazendeiros do Pará, do Maranhão e do Piauí, os militares, os diretores das povoações de Índios e as próprias populações indígenas. Assim, argumenta-se que, mais do que integrada ao circuito do gado do Parnaíba, a interligação entre essas duas regiões também representava um acesso mais facilitado às capitanias do Estado do Brasil, através dessa via terrestre, tendo como vetor as povoações de Índios do Diretório.
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