Edição Atual

v. 14 n. 29 (2025): Narrativas da (re)criação dos diferentes campos dos saberes no sul global

O dossiê “Narrativas da (re)criação dos diferentes campos dos saberes no Sul Global” reúne pesquisas que exploram, sob múltiplas perspectivas teórico-metodológicas, os desafios contemporâneos da ciência diante do negacionismo, da pós-verdade e das disputas epistemológicas. As contribuições transitam entre gênero, feminismos descoloniais, narrativas autobiográficas, história oral, ensino e memória, refletindo sobre a constante (re)atualização dos campos do conhecimento em diálogo com a sociedade. Organizado a partir de um projeto interinstitucional coordenado pelo Laboratório de História Oral da Univille, em parceria com a ABEH, o Museu da Pessoa e outras instituições, o dossiê oferece ao leitor um panorama rico e plural de investigações que reforçam o papel social, político e epistemológico do Ensino de História e de outros campos na construção de saberes críticos e emancipatórios.

Publicado: 2025-09-16

Apresentação

Dossiê

Artigos livres

Ver Todas as Edições

A Revista foi pensada e elaborada com o objetivo de promover o debate acadêmico, tendo o propósito de enriquecer as pesquisas em andamento, tal como agregar produções de outros lugares, instituições e sujeitos. Com esse objetivo, esperamos alcançar, além de professores da universidade e da rede pública e privada de ensino, alunos graduandos de nosso curso e de outras universidades, tendo por intuito incentivar novas pesquisas e a busca por conhecimentos produzidos pela História e áreas afins. Se a proposta é interdisciplinar, disciplinas como a Filosofia, Geografia, Ciências Sociais, Antropologia, Arqueologia, entre outras, encontrarão espaço para veicular as suas produções, desde que concernentes aos temas sugeridos pela Revista. A Revista se constitui de Dossiês; Artigos livres; Ensaios de Graduação; Resenhas e Fontes. 

ALTERAÇÕES NAS NORMAS DA REVISTA

Os textos submetidos a partir do dia 3 de agosto de 2018 deverão obedecer às novas normas da Revista. Leia mais no link "notícias".