Notícias

BUSCAMOS AVALIADORES

2022-03-22

A Revista Trilhas da História, periódico vinculado ao curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, convida pesquisadores(as)/professores(as) a cadastrarem-se como avaliadores(as) no sistema da Revista. São bem vindos cadastros de mestres(as) e doutores(as) da área da História e das demais ciências humanas e sociais, uma vez que a Trilhas mantém-se atenta à necessidade de diálogo rico e constante com outras áreas.

A Revista publica artigos, ensaios de graduação, fontes, resenhas e traduções, sendo a atribuição de pareceres submetida à articulação por especialidade e/ou afinidade indicada no cadastro.

Para registrar-se como avaliador(a), basta acessar a área de registro e informar: nome, sobrenome, afiliação, áreas de interesse para avaliação e titulação. 

Saiba mais sobre BUSCAMOS AVALIADORES

Edição Atual

v. 11 n. 21 (2021): HISTÓRIA SOCIAL DO PARAGUAI

O trabalho de um bom número de historiadores paraguaios pouco fez para escapar à lógica de uma história das elites. A academia é dominada por esta interpretação, salvo exceções notáveis ​​produzidas pelas mãos de pesquisadores paraguaios e estrangeiros residentes no país, entre os quais se funda a história social do Paraguai.

O objetivo do Centro de Investigaciones de Historia Social del Paraguay (CIHSP), com sede em Assunção, é produzir e divulgar outro tipo de história, longe de temas recorrentes na historiografia paraguaia, como os grandes heróis (história biográfica) e as guerras (história da guerra). A história social, como a entendemos, suscita a visão de uma história de baixo, que reconstrói a participação de atores sistematicamente entendidos como sujeitos passivos e sem consciência, quando não apagados diretamente.

Atendendo a esse objetivo, o CIHSP, em parceria com a Revista Trilhas da História, organizou o dossiê História Social do Paraguai trazendo textos inéditos dos períodos colonial e independente.

Publicado: 2021-12-21

Dossiê

Ver Todas as Edições

A Revista foi pensada e elaborada com o objetivo de promover o debate acadêmico, tendo o propósito de enriquecer as pesquisas em andamento, tal como agregar produções de outros lugares, instituições e sujeitos. Com esse objetivo, esperamos alcançar, além de professores da universidade e da rede pública e privada de ensino, alunos graduandos de nosso curso e de outras universidades, tendo por intuito incentivar novas pesquisas e a busca por conhecimentos produzidos pela História e áreas afins. Se a proposta é interdisciplinar, disciplinas como a Filosofia, Geografia, Ciências Sociais, Antropologia, Arqueologia, entre outras, encontrarão espaço para veicular as suas produções, desde que concernentes aos temas sugeridos pela Revista. A Revista se constitui de Dossiês; Artigos livres; Ensaios de Graduação; Resenhas e Fontes. 

ALTERAÇÕES NAS NORMAS DA REVISTA

Os textos submetidos a partir do dia 3 de agosto de 2018 deverão obedecer às novas normas da Revista. Leia mais no link "notícias".