REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O MATERIALISMO HISTÓRICO: CONTRAPONTOS ENTRE E.P. THOMPSON E PERRY ANDERSON

CRITICAL REFLECTIONS ON HISSTORICAL MATERIALISM COUNTERPOINTS BETWEEN E.P. THOMPSON AND PERRY ANDERSON

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55028/3thesp03

Palavras-chave:

Teoria da História, Historiografia, Lógica Histórica, Materialismo Histórico

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as reflexões de E. P. Thompson e as críticas de Perry Anderson sobre três temas centrais: a lógica histórica, a validade do materialismo histórico e o conceito de agência. A análise se baseia principalmente nos capítulos VII e XII da obra A Miséria da Teoria, de Thompson, e nas críticas elaboradas por Anderson em sua obra posterior. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica fundamentada na leitura direta dos autores e em interpretações de comentadores especializados. O artigo está dividido em duas partes. Na primeira, discute-se a lógica histórica proposta por Thompson e a contraposição feita por Anderson, que questiona o caráter subjetivo e pouco sistemático da proposta, e na segunda aborda-se o conceito de agência histórica em Thompson, marcado por uma ênfase na ação ativa dos sujeitos, e as críticas de Anderson, que aponta para outras formas possíveis de agência, incluindo a passiva e a reprodutora da ordem existente.

Biografia do Autor

  • Lauralice da Silva Benites, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Graduanda no curso de História (licenciatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Referências

ANDERSON, Perry. Teoria, política e história: Um debate com E. P. Thompson. Campinas. SP: Editora da Unicamp, 2018. p.29-73.

BEZERRA, Holien Gonçalves. E. P. Thompson e a teoria na história. São Paulo, SP: Proj. História, 1995.

MELO JR., João Alfredo Costa de Campos. Edward Palmer Thompson (1924-1993). In. PARADA, Maurício. Os historiadores clássicos, de Tocqueville a Thompson. Vol. 2. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro, RJ: Editora Zahar, 1981.

Downloads

Publicado

2026-01-29