DIÁLOGOS POSSÍVEIS E SENSÍVEIS ENTRE ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA E HISTÓRIA ORAL

POSSIBLE AND SENSITIVE DIALOGUES BETWEEN TEACHING HISTORY, LITERATURE AND ORAL HISTORY

Resumen

Ao ensinar História, nos apropriamos do passado a partir de questões sensíveis do tempo presente. Nesse sentido, o objetivo deste texto é tecer diálogos entre o ensino de História e Literatura, especificamente a partir da obra Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus, e as narrativas orais de mulheres jovens estudantes. A metodologia adotada é a história oral testemunhal, que contempla histórias de vida e temáticas. Assim, entrevistamos três estudantes da camada popular do 3º ano do ensino técnico de secretariado integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), do campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva. Por fim, a escuta de histórias doloridas demonstra que a interdisciplinaridade proposta pode ajudar a compreender as diferentes identidades em jogo na sala de aula, principalmente as dos grupos mais excluídos, contribuindo de forma propositiva com todas(os) estudantes e professoras(es) no contexto da educação básica e tecnológica, com ênfase para as aulas de História.

Biografía del autor/a

Tatiane de Oliveira, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutora em Estudos da Linguagem e Mestra em Educação, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá/Octayde Jorge da Silva.

Renilson Rosa Ribeiro, UFSCar

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesta instituição obteve o título de mestre e doutor em História Cultural. É Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais, vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e Historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, séculos XIX e XX, ensino de História, historiografia brasileira, literatura, identidades, memórias, patrimônio e instituições. Atuou como professor efetivo da área de Didática e Prática de Ensino de História na Universidade do Estado de Mato Grosso (2006-2008) e Universidade Federal de Mato Grosso (2008-2023). Exerceu a coordenação de gestão de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFMT/Capes (2012-2016). Realizou estágio pós-doutoral em Educação na Universidade de São Paulo (USP) - 2016/2017, sob a supervisão da Profa. Dra. Kátia Maria Abud. Exerceu a função de Coordenador da Editoria Universitária - EdUFMT (2016-2020) e o cargo de Pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência - Procev/UFMT (2020-2022). É autor dos livros O Brasil inventado pelo Visconde de Porto Seguro: Francisco Adolfo de Varnhagen, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a invenção do Brasil Colonial no Brasil Império (1838-1860) (Entrelinhas, 2015) e Fazer história: a importância de ler, interpretar e escrever sem ala de aula (Appris, 2018). Organizador das obras: Ensino de História: trajetórias em movimento (EdUnemat, 2007); O negro em folhas brancas: Ensaios sobre as imagens do negro nos livros didáticos de História do Brasil (últimas décadas do século XX) (Appris, 2019); Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de história afro-brasileira na contemporaneidade (Appris, 2020); Cuiabá em enredos, tramas e paisagens: história, cotidiano e sociedade (EdUFMT, 2020); Territórios disputados: produção de conhecimento no ensino de história em tempos de crise (EdUnemat; Paruna Editorial, 2021); Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de indígena na contemporaneidade (Paruna Editorial, 2022); Porque sempre haverá o amanhã: linguagens, memórias e educação na contemporaneidade (Paruna Editorial, 2022); Estágio, práticas e extensão: vivências dos professores de história no tempo das incertezas e esperanças (Paruna Editorial, 2022); O ofício das palavras: encontros entre Literatura e História (Paruna Editorial, 2023); Os saberes para a vida: a formação e os fazeres dos professores de História no Brasil contemporâneo (Paruna Editorial, 2023), Enredo e tramas do ensino de História: teorias, saberes e práticas (Paruna Editorial, 2024) e A urgência da defesa do ensino de História no Brasil: ser, saber e sentir o mundo (Paruna Editorial, 2025). Orientou 12 (doze) dissertações de mestrado e 6 (seis) teses de doutorado no Programa de Pós-graduação em História (PPGHis/UFMT, desligado em 2019). Orientou 7 (sete) dissertações de mestrado no Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFMT, desligado em 2024). Orientou 1 (uma) dissertação de mestrado e 7 (sete) teses de doutorado no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL/UFMT). É pai atípico de um menino incrível chamado Pedro e convive de forma resiliente com uma doença rara diagnosticada (Porfiria Eritropoietica) desde o início de 2022. 

Citas

BIBLIOGRAFIA

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ENTREVISTAS

ALINE [Entrevista], Cuiabá, 19 jul. 2022.

ALINE [Entrevista], Cuiabá, 29 nov. 2022.

MÔNICA [Entrevista], Cuiabá, 26 jul. 2022.

SUELLEN [Entrevista], Cuiabá, 29 jul. 2022.

Publicado
2025-09-16