DIÁLOGOS POSSÍVEIS E SENSÍVEIS ENTRE ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA E HISTÓRIA ORAL
POSSIBLE AND SENSITIVE DIALOGUES BETWEEN TEACHING HISTORY, LITERATURE AND ORAL HISTORY
Resumen
Ao ensinar História, nos apropriamos do passado a partir de questões sensíveis do tempo presente. Nesse sentido, o objetivo deste texto é tecer diálogos entre o ensino de História e Literatura, especificamente a partir da obra Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus, e as narrativas orais de mulheres jovens estudantes. A metodologia adotada é a história oral testemunhal, que contempla histórias de vida e temáticas. Assim, entrevistamos três estudantes da camada popular do 3º ano do ensino técnico de secretariado integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), do campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva. Por fim, a escuta de histórias doloridas demonstra que a interdisciplinaridade proposta pode ajudar a compreender as diferentes identidades em jogo na sala de aula, principalmente as dos grupos mais excluídos, contribuindo de forma propositiva com todas(os) estudantes e professoras(es) no contexto da educação básica e tecnológica, com ênfase para as aulas de História.
Citas
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ENTREVISTAS
ALINE [Entrevista], Cuiabá, 19 jul. 2022.
ALINE [Entrevista], Cuiabá, 29 nov. 2022.
MÔNICA [Entrevista], Cuiabá, 26 jul. 2022.
SUELLEN [Entrevista], Cuiabá, 29 jul. 2022.
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