A formação profissional no SENAI de Três Lagoas-MS à luz da teoria do capital humano: histórias de sujeição às demandas do capital

  • Tarcísio Luiz Pereira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Maysa de Sá Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumen

A Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, criado no Brasil em 22 de janeiro de 1942, pelo Decreto-Lei Nº 4.048 do então presidente Getúlio Vargas, sempre foi referência na capacitação e qualificação de pessoas para o trabalho. Desde seu surgimento, o SENAI busca alinhar-se aos estudos de formação básica e à produção de ‘mão de obra qualificada’ para atender as necessidades da indústria brasileira. Tais arranjos institucionais que governam a formação profissional no país constituem um aspecto chave para definir a natureza do acordo político alcançado entre empregadores e trabalhadores. Neste sentido, este trabalho lança alguma luz em questões como: Que tipos de alinhamento de coalizão sustentam essas instituições? Há uma reprodução do modo de produção capitalista na formação ofertada pelo SENAI? A fim de entender este processo, o presente artigo busca analisar a relação da Educação Profissional do SENAI de Três Lagoas-MS com a teoria do capital humano na formação para o mercado de trabalho. Fez-se uso da abordagem qualitativa de pesquisa na modalidade de um estudo de caso, com aplicação de entrevista semiestruturada acerca da formação ofertada nesta unidade de ensino e a realidade socioeconômica local. A análise e reflexão dos dados coletados permitem concluir que o sistema capitalista no qual nos inserimos e a responsabilidade mínima do Estado brasileiro diante das questões sociais possibilitam uma educação profissional atrelada com as relações intrínsecas à teoria do capital humano, tornando-se capaz de alienar o trabalhador-estudante e reduzi-lo a uma força de trabalho necessária para manutenção do sistema, colaborando com o aumento de um exército industrial de reserva.

Biografía del autor/a

Tarcísio Luiz Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/FAED. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCT; Pedagogo pela UFMS/CPTL e Professor de Educação Básica 1 - habilitado pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério - CEFAM.
Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPTL e Professor no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Três Lagoas-MS); Pesquisador e líder no Grupo de Estudos e Pesquisas em formação de professores (GFORP) na Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Políticas Públicas; Presidente da Associação de docentes da região leste de Mato Grosso do Sul (ADLESTE) – Seção Sindical do ANDES SN.
Atuou como Professor de Educação Básica (Educação Infantil e Séries iniciais); Como Supervisor de Ensino nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e como membro de Conselho Municipal de Educação no município de Andradina-SP. Foi Professor e Coordenador do Curso de Pedagogia na Faculdade de Ilha Solteira-SP e Professor de Educação de Jovens e Adultos em unidades do sistema penitenciário do Estado de São Paulo.
Organizador do Livro: Educação Superior no Brasil: Considerações sobre os novos (velhos) disciplinamentos em curso (Ed. CRV, 2019); Autor de diversos artigos e capítulos de livros sobre a temática da Educação, Formação de Professores, Políticas Públicas e Educação Superior.

 

Maysa de Sá, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(2017). È professora de educação básica na rede municiapl de Três Lagoas-MS.


Citas

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Publicado
2019-12-13