Livros didáticos: uma análise crítica de duas obras trabalhadas no nono ano do ensino fundamental e os caminhos percorridos para a construção do conhecimento histórico

Didactics Books: a critical analysis of two works managed at the nine grade of elementary school and the ways to build the historical knowledge

  • Maycon Regis Nogueira dos Santos UFMS- Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Hugo Alves Gonçalves UFMS- Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: História; Livros Didáticos; Ensino.

Resumo

Este trabalho visa discutir os principais aspectos que compõem o livro didático, com foco nas características pedagógicas, nas narrativas e os sujeitos que as constituem, assim como as fontes históricas, suas relações com o conhecimento e as ligações mais gerais que integram a obra. Para tal abordagem, foi utilizada bibliografia específica sobre a temática, bem como a análise de dois livros didáticos da antiga oitava série e atual nono ano do ensino fundamental: “Navegando pela História”, de Silvia Panazzo e Maria Luísa Vaz, de 2002, e o livro intitulado “Histórias, Conceitos e Procedimentos”, de Ricardo Dreguer e Eliete Toledo, do ano de 2006. O texto segue com um balanço separado de cada obra e aponta algumas considerações gerais sobre as mesmas, tendo como objetivo central a comparação entre os livros, seus usos, desusos e suas possibilidades.

Referências

BITENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livros Didáticos entre textos e imagens. In. O saber Histórico na sala de aula. Contexto, 2004.

BITENCOURT, Circe Maria Fernandes. Materiais didáticos: concepções e usos. In. Ensino de História Fundamentos e Métodos. SP, Cortez; 2005.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p.549-566, set./dez. 2004.

GATTI JR. Décio. A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Edusc, 2004.

MUNAKATA, Kazumi, O livro didático como mercadoria. Pro-Posições/ v.23, n.3. (69) | P. 51-66 | set./dez. 2012.

RUSEN, Jorn. O livro didático ideal. In Jorn Rusen e o ensino de História. UFPR, 2011.

FONTES

DREGUER, Ricardo; TOLEDO, Eliete. História Conceitos e Procedimentos. Atual, 2006.

PANAZZO, Silvia; VAZ, Maria Luísa. Navegando pela História, 8 serie. 1.ed. São Paulo. Quinteto Editorial, 2002

Publicado
2020-07-02