Considerações sobre as novas tecnologias, o ensino de História e as eleições de 2018

  • Eduardo Roberto Jordão Knack UFPel
  • Lidiane Friderichs Unisinos
Palavras-chave: ensino, novas tecnologias, história

Resumo

O presente trabalho procura apresentar considerações sobre o papel das novas tecnologias, o ensino de História e as eleições brasileiras de 2018. As eleições são usadas como exemplo para reconhecer o papel das novas tecnologias digitais na sociedade contemporânea. A sua importância para o último processo eleitoral é inegável, o tema chegou a assumir certo protagonismo nos debates que se desenrolaram durante o período eleitoral. Isso significa reconhecer a importância das redes sociais, dos grupos de trocas de mensagens e outros instrumentos para a orientação de seu agir na vida prática. A partir desse caso, são debatidos conceitos como tempo, espaço, supermodernidade e regimes de historicidade para elucidar como nossa percepção sofreu transformações em função da velocidade estonteante das novas tecnologias. Tais reflexões são direcionadas para pensar caminhos e problemas colocados ao ensino de História.

Biografia do Autor

Eduardo Roberto Jordão Knack, UFPel
Licenciado e Mestre em História pela UPF, Doutor em História pela PUCRS, Pós-Doutorando em História pelo PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural
Lidiane Friderichs, Unisinos
Licenciada em História pela FURG, Mestre em História pela UFPel, Doutorando em História pela Unisinos

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Publicado
2019-12-13