Ensino de História e Educação do Campo: Concepções e aspectos teóricos em escolas do campo no Mato Grosso do Sul

  • Mariana Esteves de Oliveira UFMS

Resumen

O artigo constitui um relato de experiência acerca da pesquisa realizada na Licenciatura em Educação do Campo da UFMS, juntamente com os alunos da disciplina de Teorias da História e Historiografia, onde foram investigadas, por meio de entrevistas, as perspectivas teóricas e influências historiográficas de professores de História em escolas de onze assentamentos, um distrito e um município rural do Mato Grosso do Sul. Os entrevistados expuseram, desde suas identificações com correntes teóricas, até suas posições frente ao movimento Escola Sem Partido. A partir da dinâmica da disciplina, construída pelo ritmo da Pedagogia da Alternância, foi possível avançar no universo da pesquisa e perceber a presença dos debates caros à Educação do Campo e, ainda, algumas situações de complexidade no fazer-se docente no contexto dos assentamentos rurais.  

Biografía del autor/a

Mariana Esteves de Oliveira, UFMS

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e Doutorado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016). Atualmente é professora na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, No Centro de Ciências Humanas e Sociais, curso de Licenciatura em Educação do Campo. Possui experiência em História Social, Mundos do Trabalho, Novos Movimentos Sociais e Educação do Campo.

 

Citas

CALDART, Roseli. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. Trabalho Necessário. MST - Ano 2, nº 2, 2004.

______. Educação do Campo. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (orgs.) Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

______. Licenciatura em Educação do Campo e o projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In: Caminhos para a transformação da escola: reflexões desde práticas de licenciatura em educação do campo. São Paulo: Expressão Popular, 2010. p. 127-155.

CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP, 2001.

COSTA, A. L.; OLIVEIRA, M. M. D. O ensino de história como objeto de pesquisa no Brasil: no aniversário de 50 anos de uma área de pesquisa, notícias do que virá. Saeculom – Revista de História, João Pessoa, n. 16, p. 147-160, jan./jun. 2007.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A Produtividade da Escola Improdutiva. 2. ed. são Paulo: Cortez; Autores Associados, 1986

GIMONET, J. C. Nascimento e desenvolvimento de um movimento educativo: as Casas Familiares Rurais de Educação e Orientação. Anais do Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância: Alternância e Desenvolvimento. Salvador: UNEFAB, 1999

MINTO, Lalo W., RODRIGUES Fabiana C., GONZALES, Jefferson. Dossiê Escola Sem Partido – Notas sobre Escola Sem Partido (Introdução). Marxismo 21, Outubro de 2016. Link http://marxismo21.org/escola-sem-partido/ Acessado em Julho de 2017.

OLIVEIRA, M. E. Saberes necessários à docência nas escolas do campo: As sete dimensões do ensinar e aprender na escola do campo. Boletim GEPEP, Unesp de Presidente Prudente – v.03, n. 05, p. 27-47, dez. 2014.

ROCHA, Cristino C. Contribuição para a Conferência Distrital de Educação: O Estado Laico. Brasília, 2013.

ROZARIO, Erik A.S., PINTO, João Batista M. O Direito Social à Educação em Perspectiva: As contradições do projeto “Escola Sem Partido”. In Anais do Seminário Nacional de Formação de Pesquisadores e Iniciação Científica em Direito da FEPODI. Organização Federação Nacional dos Pós-Graduandos em Direito – FEPODI, Belo Horizonte: ESDH, 2017.

SUESS, Rodrigo, SOBRINHO, Hugo, BEZERRA, Rafael. Educação no/do Campo: Desafios e perspectivas de uma escola no campo localizada no Distrito Federal. Cad. Pesquisa, São Luís, v. 21, n. 1, jan./abr. 2014.

TAVARES, L. C. . Relato de experiência na educação de jovens e adultos, tendo como ênfase a Educação Histórica. Revista de Educação Histórica , v. 5, p. 95-105, 2014.

Publicado
2017-11-27