“OLHEI PELA FRESTA E VI UM ESPAÇO ENORME”: PRÁTICAS EMERGENTES A PARTIR DE UM PROCESSO DE OCUPAÇÃO E SALVAGUARDA DE PATRIMÔNIO CULTURAL

“I LOOKED THROUGH THE CRACK AND SAW A HUGE SPACE”: EMERGING PRACTICES FROM A PROCESS OF OCCUPATION AND SAFEGUARDING CULTURAL

Resumen

Este artigo trata da história de transformação de uma antiga estação ferroviária, desativada desde o início dos anos 1990, em um equipamento que abriga vários coletivos culturais, fruto de um processo de ocupação, resistência e salvaguarda desse patrimônio do município de Arcoverde-PE (253 km de Recife), iniciado em 2001, que resultou na renomeação das edificações hoje conhecidas como Estação da Cultura. O estudo é fruto de pesquisa materializada em dissertação de mestrado e tem como objetivo compreender as práticas educativas e culturais, a partir da atuação de dois dos coletivos que ocupam a Estação da Cultura - Tropa do Balacobaco e Teatro de Retalhos -, enquanto elementos essenciais que possibilitaram à comunidade (re)interpretar o patrimônio edificado à luz das experiências vivenciadas no lugar. Tendo como metodologia a observação participante e entrevistas narrativas de sujeitos(as) imbuídos(as) na ocupação, os resultados do estudo possibilitam visualizar elementos que apontam para a compreensão do potencial educativo de processos de salvaguarda, centrados e orientados pelas culturas populares, em oferecer à comunidade meios para incorporar na vida cotidiana atual bens que outrora serviram a outros fins, criando novas memórias, sem apagar ou cristalizar as memórias do passado.

 

Biografía del autor/a

Andréa Thaynara Bezerra Ribeiro Silva Lima, Secretaria Municipal de Educação de Arcoverde

Mestra no Programa de Pós Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI)
pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Fundação Joaquim Nabuco
(FUNDAJ), na linha de pesquisa: Movimentos Sociais, Práticas Educativo-Culturais e
Identidades.

Maurício Antunes Tavares, FUNDAJ / UFRPE

Doutor em Sociologia, Pesquisador Titular do Centro de Estudos em Cultura, Identidade e
Memória da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e docente do Programa Associado de Pós
Graduação em Educação, Culturas e Identidades (FUNDAJ / UFRPE).

Citas

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Publicado
2024-10-05