“OLHEI PELA FRESTA E VI UM ESPAÇO ENORME”: PRÁTICAS EMERGENTES A PARTIR DE UM PROCESSO DE OCUPAÇÃO E SALVAGUARDA DE PATRIMÔNIO CULTURAL

“I LOOKED THROUGH THE CRACK AND SAW A HUGE SPACE”: EMERGING PRACTICES FROM A PROCESS OF OCCUPATION AND SAFEGUARDING CULTURAL

Palavras-chave: Práticas educativas e culturais, Processo de ocupação, Patrimônio cultural

Resumo

Este artigo trata da história de transformação de uma antiga estação ferroviária, desativada desde o início dos anos 1990, em um equipamento que abriga vários coletivos culturais, fruto de um processo de ocupação, resistência e salvaguarda desse patrimônio do município de Arcoverde-PE (253 km de Recife), iniciado em 2001, que resultou na renomeação das edificações hoje conhecidas como Estação da Cultura. O estudo é fruto de pesquisa materializada em dissertação de mestrado e tem como objetivo compreender as práticas educativas e culturais, a partir da atuação de dois dos coletivos que ocupam a Estação da Cultura - Tropa do Balacobaco e Teatro de Retalhos -, enquanto elementos essenciais que possibilitaram à comunidade (re)interpretar o patrimônio edificado à luz das experiências vivenciadas no lugar. Tendo como metodologia a observação participante e entrevistas narrativas de sujeitos(as) imbuídos(as) na ocupação, os resultados do estudo possibilitam visualizar elementos que apontam para a compreensão do potencial educativo de processos de salvaguarda, centrados e orientados pelas culturas populares, em oferecer à comunidade meios para incorporar na vida cotidiana atual bens que outrora serviram a outros fins, criando novas memórias, sem apagar ou cristalizar as memórias do passado.

 

Biografia do Autor

Andréa Thaynara Bezerra Ribeiro Silva Lima, Secretaria Municipal de Educação de Arcoverde

Mestra no Programa de Pós Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI)
pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Fundação Joaquim Nabuco
(FUNDAJ), na linha de pesquisa: Movimentos Sociais, Práticas Educativo-Culturais e
Identidades.

Maurício Antunes Tavares, FUNDAJ / UFRPE

Doutor em Sociologia, Pesquisador Titular do Centro de Estudos em Cultura, Identidade e
Memória da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e docente do Programa Associado de Pós
Graduação em Educação, Culturas e Identidades (FUNDAJ / UFRPE).

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Publicado
2024-10-05