A formação profissional no SENAI de Três Lagoas-MS à luz da teoria do capital humano: histórias de sujeição às demandas do capital

  • Tarcísio Luiz Pereira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Maysa de Sá Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: SENAI; Teoria do capital humano; capitalismo.

Resumo

A Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, criado no Brasil em 22 de janeiro de 1942, pelo Decreto-Lei Nº 4.048 do então presidente Getúlio Vargas, sempre foi referência na capacitação e qualificação de pessoas para o trabalho. Desde seu surgimento, o SENAI busca alinhar-se aos estudos de formação básica e à produção de ‘mão de obra qualificada’ para atender as necessidades da indústria brasileira. Tais arranjos institucionais que governam a formação profissional no país constituem um aspecto chave para definir a natureza do acordo político alcançado entre empregadores e trabalhadores. Neste sentido, este trabalho lança alguma luz em questões como: Que tipos de alinhamento de coalizão sustentam essas instituições? Há uma reprodução do modo de produção capitalista na formação ofertada pelo SENAI? A fim de entender este processo, o presente artigo busca analisar a relação da Educação Profissional do SENAI de Três Lagoas-MS com a teoria do capital humano na formação para o mercado de trabalho. Fez-se uso da abordagem qualitativa de pesquisa na modalidade de um estudo de caso, com aplicação de entrevista semiestruturada acerca da formação ofertada nesta unidade de ensino e a realidade socioeconômica local. A análise e reflexão dos dados coletados permitem concluir que o sistema capitalista no qual nos inserimos e a responsabilidade mínima do Estado brasileiro diante das questões sociais possibilitam uma educação profissional atrelada com as relações intrínsecas à teoria do capital humano, tornando-se capaz de alienar o trabalhador-estudante e reduzi-lo a uma força de trabalho necessária para manutenção do sistema, colaborando com o aumento de um exército industrial de reserva.

Biografia do Autor

Tarcísio Luiz Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/FAED. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCT; Pedagogo pela UFMS/CPTL e Professor de Educação Básica 1 - habilitado pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério - CEFAM.
Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPTL e Professor no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Três Lagoas-MS); Pesquisador e líder no Grupo de Estudos e Pesquisas em formação de professores (GFORP) na Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Políticas Públicas; Presidente da Associação de docentes da região leste de Mato Grosso do Sul (ADLESTE) – Seção Sindical do ANDES SN.
Atuou como Professor de Educação Básica (Educação Infantil e Séries iniciais); Como Supervisor de Ensino nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e como membro de Conselho Municipal de Educação no município de Andradina-SP. Foi Professor e Coordenador do Curso de Pedagogia na Faculdade de Ilha Solteira-SP e Professor de Educação de Jovens e Adultos em unidades do sistema penitenciário do Estado de São Paulo.
Organizador do Livro: Educação Superior no Brasil: Considerações sobre os novos (velhos) disciplinamentos em curso (Ed. CRV, 2019); Autor de diversos artigos e capítulos de livros sobre a temática da Educação, Formação de Professores, Políticas Públicas e Educação Superior.

 

Maysa de Sá, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(2017). È professora de educação básica na rede municiapl de Três Lagoas-MS.


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Publicado
2019-12-13