O historiador e o jazzista: a teoria como suporte criativo

  • Fernando Lucas Garcia de Souza Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Palavras-chave: historiografia, método, narrativa, interpretação

Resumo

A importância do domínio teórico na construção da interpretação do passado pelo historiador é o cerne da discussão aqui proposta. Para tanto, propusemos uma analogia entre o labor historiográfico e o processo de improvisação do músico de jazz. Em ambos os casos, nos parece fundamental um sólido aporte teórico que possibilite a fluidez do processo criativo. No caso da historiografia, nos atentaremos para as relações que se estabelecem entre fonte, método e narrativa, procurando identificar os componentes de cientificidade; e os artísticos ou literários presentes nas intersecções entre as fases da operação historiográfica.

Biografia do Autor

Fernando Lucas Garcia de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Doutorando em História (UFGD)
Mestre em História (UFGD)
Licenciado em História (UFMS/CPTL)

Referências

ANKERSMITH, Frank. A escrita da História: a natureza da representação histórica. Londrina: Eduel, 2012.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História: a arte de inventar o passado. Bauru: Edusc, 2007.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 1982.

GADDIS, John Lewis. Paisagens da história: como os historiadores mapeiam o passado. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2ª Ed. São Paulo, 1989.

KARNAL, Leandro; TATSCH, Flavia G. A memória evanescente. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de. (orgs.) O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2015.

LANGLOIS, Charles V; SEIGNOBOS, Charles. Introdução aos Estudos Históricos. Curitiba: Antônio Fontoura, 2017.

RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Edunicamp, 2007.

RÜSEN, Jörn. Razão Histórica: Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010.

SOUZA, Fernando Lucas Garcia. Que diabos é a história, ciência ou arte? Uma questão de perspectiva. COXIM: Anais do XIII Encontro Regional de História (ANPUH), 2016.

THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1981.

WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Edusp, 1992.

____. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: EDUSP, 1994.

Publicado
2019-12-13