Construção do conhecimento histórico e a consciência histórica: um debate epistemológico

Construction of historical knowledge and historical awareness: an epistemological debate

Palavras-chave: Conhecimento histórico, Ciência histórica, Consciência histórica

Resumo

O presente texto tem por objetivo expressar as construções do pensamento histórico conforme a História se consolidou como uma ciência que produz conhecimento verdadeiro e fiável. Em uma análise epistemológica, busca-se analisar o processo de formação da identidade e da consciência histórica, que ocorre de modo contínuo. Assim, esse trabalho tem o intuito de evidenciar a importância da reflexão acerca dos conhecimentos científicos dentro do ensino de História e a função social do indivíduo na sociedade.

Biografia do Autor

Victor Hugo de Almeida França, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmico graduando do Curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas.

Referências

BERGMANN, Klaus. A História na Reflexão Didática. Dossiê História em Quadro Negro: escola, ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de História. São Paulo: vol. 9, n. 19, p. 29- 42, set. 1989/fev.1990.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
GABRIEL, Carmem Teresa. Cultura histórica nas tramas da didatização da cultura escolar (ou Para uma outra definição de didática da história). In ROCHA, Helenice; MAGALHAES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca. O ensino de História em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2015.
MARTINS, Estevão de Resende. O conhecimento histórico e sua rede fatorial. In: MARTINS, Estevão C. de Resende. Teoria e Filosofia da História: contribuições para o ensino de História. Curitiba W e A Editores, 2017. p. 15-36.
MARTINS, Estevão de Resende. Veritas filias temporis? O conhecimento e a distinção entre filosofia e teoria da história. In: MARTINS, Estevão C. de Resende. Teoria e Filosofia da História: contribuições para o ensino de História. Curitiba W e A Editores, 2017. p. 37-59.
RUSEN, Jorn. E o Ensino de História. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso Alemão. Práxis Educativa. Ponta Grossa, PR. V. 1, n. 2, 16, jul. – dez. 2006.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Consciência histórica e aprendizagem: teoria e pesquisa na perspectiva da educação histórica. In ROCHA, Helenice; MAGALHAES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca. O ensino de História em questão: cultural histórica, usos do passado. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2015.
STONE, Lawrence. O ressurgimento da narrativa: reflexões sobre uma nova velha história. In: Revista de História. Campinas: IFCH/UNICAMP, 1991.
Publicado
2020-12-21