Mapeamento Inicial do Acervo Escolar em Naviraí-MS (2017-2018): Um Instrumento de Pesquisa

Initial Mapping of the School Collection in Naviraí-MS (2017-2018): A Research Instrument

  • Verônica Barbosa Andrade Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNV
  • Vivianny Bessão de Assis
Palavras-chave: História da Educação; Instituições escolares; Acervos escolares; Instrumento de Pesquisa.

Resumo

Neste texto apresentam-se resultados parciais de uma pesquisa histórica na área de Educação que teve como objetivos compreender aspectos da história da Escola Estadual Juracy Alves Cardoso no município de Naviraí, interior do estado de Mato Grosso do Sul (MS). Com base em pesquisa histórica e por meio de procedimentos de localização, reunião, seleção e análise de fontes documentais realizou-se uma investigação no acervo documental da escola com base no qual elaborou-se um instrumento de pesquisa, intitulado Bibliografia de e sobre a escola Juracy Alves Cardoso: um instrumento de pesquisa (2018) onde estão reunidas até o momento 6.018 fontes, em sua maioria fotografias. O estudo foi desenvolvido em uma perspectiva quantitativa e qualitativa, aliando pesquisa bibliográfica e pesquisa documental que é indispensável no trabalho historiográfico. Os resultados da pesquisa apontam que a referida escola conta com um acervo sobretudo fotográfico, de atividades realizadas na instituição, com imagens de professores, alunos, exposições de trabalhos manuais, desfiles, projetos, prêmios, comemorações, aulas, apresentações teatrais, entre outras. Ressalta-se que a maior parte das fotografias é dos anos 2000 em diante fato relacionado ao barateamento da produção fotográfica e às fotografias digitais. A organização do instrumento de pesquisa propiciou a ordenação e categorização das fontes localizadas, contribuindo para ordenação de fontes sobre a história regional em Mato Grosso do Sul.

Biografia do Autor

Verônica Barbosa Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNV

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus Naviraí (CPNV). Especialização em Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). Atua como professora da educação básica do município de Naviraí, integrante do grupo de pesquisa GEPPETE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Prática Educativa e Tecnologia Educacional.

Vivianny Bessão de Assis

Professora do curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Naviraí-MS), Líder da linha "História da Educação, Memória e Literatura Infantil", do Grupo de Estudo e Pesquisa em "Práticas Educativas Tecnologia Educacional" (GEPPETE). Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília (SP) (2016) (Bolsa CAPES). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (MS) (2009) (Bolsa CAPES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (MS). Integrante, desde 2012, do GPHELLB - Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil" e integrante da equipe executora do Projeto Integrado de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil, coordenado Maria do Rosário Longo Mortatti. Atua nas áreas de História da Educação; História da literatura infantil e juvenil; Poesia; Alfabetização e Letramento.

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Publicado
2020-07-02