Ensinar e aprender a história de Santa Catarina: o uso da Revista História Catarina em sala de aula como um recurso/fonte à aprendizagem histórica significativa

  • Tânia Cordova

Resumo

A exemplo da viragem historiográfica, iniciada na França, no final dos anos 20 do século XX, sob a condução de Marc Bloch e Lucien Febvre, que imprimiu novos objetos, novos sujeitos, novas abordagens e novas ressignificações aos processos historiográficos, o ensino de História precisa, também, operar com novas ferramentas que oportunizem ao professor novas reflexões acerca da prática pedagógica, e ao aluno, novas aprendizagens. Nessa perspectiva, o propósito deste texto é apresentar a produção escrita da Revista História Catarina como um recurso/fonte ao ensino de história. A produção escrita desta Revista configura uma significativa fonte de pesquisa para o professor, uma vez que é produzida a partir das matrizes do conhecimento histórico catarinense veiculado nas Universidades e nos Institutos Histórico, Geográfico e Genealógico. Ao abordar a Revista História Catarina como um recurso à aprendizagem histórica, o faz a partir da seleção de três temáticas publicadas na revista nos anos de 2007 e 2013 e que são pertinentes ao contexto da educação contemporânea. São elas: a formação étnica catarinense, as populações africanas no estado e as populações indígenas. O uso desta Revista, em sala de aula, tem possibilitado ao ensino da história catarinense aproximar os saberes históricos e o conhecimento prévio do aluno. A aproximação destas duas frentes oportuniza a construção de uma aprendizagem histórica significativa.

Palavras-chave: Ensino de História; Aprendizagem Significativa; Recurso Didático.

Publicado
2014-06-30
Edição
Seção
Dossiê