NARRATIVAS E IMAGENS DE SI, NO INSTAGRAM, NO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

NARRATIVES AND IMAGES OF SELF ON INSTAGRAM IN HISTORY TEACHING: CONTRIBUTIONS TO INITIAL TEACHER TRAINING

Palavras-chave: Escritas narrativas autobiográficas, Ensino de História, Formação de Professores(as).

Resumo

O texto em pauta se teceu, como uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa autobiográfica, na qual buscou como objetivo compreender como se dá a construção de conhecimentos e aprendizagens expressos em narrativas de imagens de si, no Instagram, no ensino de História da Educação, durante a formação inicial do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do Centro de Ciências de Codó. Os dispositivos metodológicos utilizados foram: escritas narrativas autobiográficas e imagens fotográficas. Participaram do estudo dez estudantes do referido curso, que estavam cursando o 3º período, no ano de 2023, na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História. Os resultados revelam que trazer a Visual Storytelling, na narração visual de histórias com imagens e fotografias, como dispositivo de formação de professores(as) no e para o ensino de História da Educação, denotou uma possibilidade de potencializar o processo formativo de futuros docentes, de modo a agregar mais valor à construção de outros tantos conhecimentos, aprendizagens e formação, com sentido e significado, (trans)formando consciências e permitindo guiar outros projetos de futuro mais enriquecidos e expressivos da existência humana.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação. É pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ), que faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação (FFP/UERJ). Faz parte ainda do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CNPQ). É Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Centro de Ciências de Codó (CCCO), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)/UFMA, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE)/UFMA-Campus Imperatriz e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPEEB)/UFMA-Campus Codó. 

José Carlos Aragão Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutor pela Binghamton University, NY/ EUA; Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB). É Professor Associado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no curso de Licenciatura em Ciências Humanas/História, no Centro de Ciências de Codó – CCCO e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica - PPEEB/CCCO.

Cristiane Dias Martins da Costa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutora pela Binghamton University, NY/EUA e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica - PPEEB e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 8.ed São Paulo: Brasiliense, 2012.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788575114698. Acesso em: 08 abr. 2025.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Álbuns de fotos de família, trabalho de memória e formação de si. In: VICENTINI, Paula Perin; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Sentidos, potencialidades e usos da (auto)biografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. Tradução Marco Casanova. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira; revisão Maria da Conceição Passeggi, Marie-Christine Josso. 2. ed. rev. E ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1.ed. 6. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

MADDALENA, Tania Lucía; D’ÁVILA, Carina; SANTOS, Edméa. Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura, Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 07, p. 290-305, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872/3143. Acesso em: 04 abr. 2025.

MORAIS, Joelson de Sousa. Autobiografia, narrativa e pesquisaformação: princípios, conceitos e finalidades nas pesquisas qualitativas em educação. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 29, e2412953, 2024. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/12953/11760. Acesso em: 05 abr. 2025.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: A problemática dos lugares. Projeto História. Trad. Yara Aun Khoury. São Paulo. 1993 n. 10 p. 7-28

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador.

Revista práxis educacional, v.17, n.44, p. 93-113, jan./mar.| 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018/5528. Acesso em: 05 abr. 2024.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos. Trad. Dora

Rocha Flaksman. Rio de Janeiro, vol. 2, 1989, n. 3, p. 3-15.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Vol. 1. Tradução Claudia Berliner. Revisão da tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

SPINOZA, B. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. 2.ed. 10. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

Publicado
2025-09-16