TRAVESSIAS ENTRE O CURRÍCULO E A PRÁTICA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA SOBRE O ENSINO MÉDIO NA BAHIA

CROSSINGS BETWEEN CURRICULUM AND PRACTICE: HISTORY TEACHERS' NARRATIVES ABOUT HIGH SCHOOL IN BAHIA

Palavras-chave: Currículo, Ensino Médio, prática docente

Resumo

Esta pesquisa teve como foco compreender de que forma professores da disciplina escolar História interpretam os documentos normativos e como essa leitura influencia a organização de suas práticas pedagógicas. A Reforma do Ensino Médio, juntamente com diretrizes como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), ocupa um papel central nas reflexões e nas práticas desses docentes na Educação Básica. Considerando o protagonismo dos professores na implementação das políticas curriculares, ouvir suas vozes torna-se essencial para analisar os desdobramentos dessas normativas e seus efeitos no cotidiano escolar. A investigação, de abordagem qualitativa, foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco professores de História atuantes em escolas do município de Vitória da Conquista, na Bahia. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados revelam que os professores ainda não se apropriaram plenamente das normativas e atribuem pouca relevância ao conteúdo prescrito. Além disso, apontam a sobrecarga de trabalho como um obstáculo para sua formação continuada. A pesquisa também indica um processo crescente de precarização do trabalho docente e de desestabilização da tradição curricular.

Biografia do Autor

Vanessa da Silva Nascimento Andrade , Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação (PPGEd/UESB). Licenciada em História, Mestra em Educação (PPGEd/UESB). Professora da Educação Básica na Rede Estadual da Bahia. Integra o Laboratório de Pesquisa em Ensino de História (Lapeh/UESB) e o Grupo de Estudos e Pesquisa Currículo e Formação Docente (CFD/ UESB).

Maria Cristina Dantas Pina , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, da área de Metodologia do Ensino de História e do Programa de Mestrado Profissional em História - ProfHistória (Uesb),além de coordenar o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (LAPEH).

Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professor do Departamento de Ciências Naturais e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Currículo e Formação Docente.

Referências

ANDRADE, Vanessa da Silva Nascimento. O que faço com isso? A Base Nacional Comum Curricular e o documento curricular referencial da Bahia na percepção de professores de história. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, Vitória da Conquista, 2024. 152f. Disponível em: https://www2.uesb.br/ppg/ppged/?post_type=producao. Acesso em 15 maio 2025

BAHIA, Documento Curricular Referencial da Bahia para o ensino médio (v. 2) / Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2022. 563 p. Disponível em: https://dcrb.educacao.ba.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/documento_curricular_da_etapa_do_ensino_medio_novo.ppd. Acesso em: 22 dez. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo: tradução Luiz Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL, Lei nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre a reforma do ensino médio brasileiro, Brasília DF, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 22 dez. 2023.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.bre/imagens/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 04 ago. 2023.

BRITO, Carla David Alencar de Sena et al. Trabalho e desenvolvimento profissional docente: diferentes nuances no contexto de alargamento das políticas neoliberais. IN: SILVA, Daniela Oliveira Vidal da; OLIVEIRA, Eliane Guimarães de; BRITO, Vera Lúcia Fernandes de (orgs.). Questões contemporâneas sobre a prática docente. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2020.

CALAZANS, Di Paula Prado et al. Discursos de responsabilização na política educacional contemporânea: avaliação e indicadores de desemprenho como referenciais de qualidade. IN: SILVA, Daniela Oliveira Vidal da; OLIVEIRA, Eliane Guimaraes de; BRITO, Vera Lúcia Fernandes de (orgs.) Questões contemporâneas sobre a prática docente. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2020.

CARMO, Edinaldo Medeiros. Saberes docentes na produção do conhecimento escolar nas aulas de Biologia. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2021.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das teses do Escola sem Partido: Esfinge e ovo de serpente que ameaçam a sociedade e a educação. IN: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Escola “sem” partido. Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro. UERJ, LPP, 2017.

GOODSON, Ivor Frederick. A construção social do currículo. Lisboa: EDUCA, 1997.

GOODSON, Ivor Frederick. Currículo: teoria e história. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

HORN, Geraldo; GERMINARI, Geyso. O Ensino de História e seu Currículo: Teoria e Método. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011

MINAYO, M.C.S. GUERRIERO, I.C.Z. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, 19(4), p. 1103-1112, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/DgfNdVrZzZbN7rKTSQ8v4qR/. Acesso em: 22 dez. 2023.

NUNES, Claudio Pinto (Org.) Políticas educacionais e programas de governo – aproximações e contradições, 1. ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2017

SANTOS, Maiane Fonseca; OLIVEIRA, Luciana Amorim de; SAMPAIO, Andrecksa Viana Oliveira. Os desafios para o desenvolvimento profissional docente e os pilares para valorização dos professores: algumas considerações. In: SILVA, Daniela Oliveira Vidal da; OLIVEIRA, Eliane Guimarães de; BRITO, era Lúcia Fernandes de (Orgs.) Questões contemporâneas sobre a profissão docente. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2020.

Publicado
2025-09-16