APRESENTAÇÃO DE DOSSIÊ

AMAZÔNIA: TERRITÓRIOS, MIGRAÇÕES E FRONTEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55028/th.v14i28.22758

Palavras-chave:

Amazônia, Territórios, Migrações, Fronteiras

Resumo

O dossiê temático intitulado “Amazônia: territórios, migrações e fronteiras” reuniu trabalhos que dialogam acerca das dinâmicas populacionais que ocorrem nos espaços transfronteiriços Amazônidas, sobretudo, que permitissem ao leitor entender a Amazônia como um lócus de fluxo e refluxo populacional. Neste sentido, entendemos o território como um artefato forjado nas relações de poder, envolto em questões políticas, históricas, econômicas, sociais e culturais. Compreendemos o eixo fronteira, para além dos aspectos físicos, como vetor que delimita o tempo e o espaço e se relaciona com as transformações que ocorrem no teatro de operações sociais, como: as práticas do ambiente, de gênero, etnia, gerações, estilos e pluralidade de vivências múltiplas. A fronteira perpassa o conceito de lugar, se reinventa frente aos seus limites, podendo ser analisada por uma perspectiva teórica e metodológica, provocando reflexões sobre processos e situações sociais localizados entre espaços políticos, culturais, econômicos e jurídicos de formas distintas e diferenciadas. Desta forma, buscou-se sistematizar a história e descortinar a narrativa da escrita sobre a Amazônia, apresentando neste palco de investigações os pormenores que constituem a sociedade que coexiste e se movimenta. É o descontínuo que atrai os historiadores do tempo presente, com a anuência das memórias e trajetórias do passado, pois, não é sobre reconstruir a história e suas múltiplas esferas, mas, de reconduzir os margeados por narrativas ao seu lugar, sobretudo porque este passado não age mais, ele está à espreita, aguardando em seus vestígios, tirá-los dos esquecimentos das fontes.

Biografia do Autor

  • Daniel Barros de Lima, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

    Doutor em Teologia pelo PPG-EST de São Leopoldo/RS (2020) - Área de Concentração: Religião e Educação.Mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM (2016). Possui Licenciatura Plena emHistória (2011) e Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2010) pela Universidade Nilton Lins.Licenciatura em Ciências da Religião pelo Centro Universitário Cidade Verde (2024). É Bacharel em CiênciasTeológicas pela Faculdade Boas Novas (2008). Professor da Universidade do Estado do Amazonas - UEA para oPlano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica - PARFOR. É membro do GT Mundos doTrabalho/Am e membro pesquisador da RELEP (Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais). Temdesenvolvido pesquisas no campo da História Social: Imprensa Amazonense e Movimentos Sociais da Amazônia eno campo da Teologia Histórica: Patrística, Reforma Protestante, Pentecostalismos, Imprensa Pentecostal eTeologia Política. É vinculado aos Grupos de Pesquisa de História Social da Amazônia (UFAM) e de História doCristianismo na América Latina (EST). Nos últimos anos atuou como Professor, Coordenador de Curso e DiretorAcadêmico na Faculdade Boas Novas. Atuou como professor substituto da Universidade Federal do Amazonas -UFAM no Departamento de História na área de Teoria e Metodologia da História. Atualmente é professor doDepartamento de História da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, CEST-Tefé.

  • Lidiane Álvares Mendes, UFMT

    Mestre em História pela Universidade Federal do Amazonas e Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  • Eduardo Gomes da Silva Filho, UFRR

    Professor na Universidade Federal de Roraima. Doutor em História Social e Política do Brasil pelo Programa de
    Pós-Graduação da Universidade Salgado de Oliveira - Universo, Niterói-RJ. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Referências

REVISTA ELETRÔNICA TRILHAS DA HISTÓRIA 2024.

Downloads

Publicado

2025-01-31