CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: LEVANTAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO LÚDICO SOBRE AS MULHERES DAOMEANAS

CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN

Palavras-chave: Daomé, mulheres daomeanas, jogo de tabuleiro

Resumo

A Lei 10.639 de 2003 e sua atualização, Lei 11.645 de 2008, torna obrigatório o ensino de História Africana, Afro-brasileira e Indígena na educação básica, porém tem caminhado em passos lentos nesses 20 anos, exigindo a permanente discussão sobre sua efetivação. Neste artigo, objetivamos a análise das pesquisas levantadas por meio da revisão bibliográfica, cujo tema central foi as mulheres do Daomé, assim como a produção de um jogo de tabuleiro como material didático, a fim de auxiliar atividades escolares no trabalho com a temática. Utilizando a metodologia do Estado da Arte (EA), analisamos o que se tem produzido sobre a temática discorrendo sobre suas lacunas, e amparamos, historiograficamente, a construção de um material didático lúdico. Diante do exposto, observamos a limitação de pesquisas sobre o Daomé e apresentamos um recurso lúdico destinado ao Ensino Médio baseada em um jogo de tabuleiro.

Biografia do Autor

Isabella Cristine Cesar dos Santos, Universidade de Taubaté

Atualmente é estudante de licenciatura em História pela Universidade de Taubaté - UNITAU. Desenvolve pesquisa sobre História Africana, Afro-brasileira e Materiais Didáticos.

Mirian Cristina de Moura Garrido , Universidade de Taubaté

Pós-doutora em História pela UNIFESP. Atua como professora na Graduação e no Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté.

Anna Romancene Dias da Silva , Universidade de Taubaté

Graduanda Licenciatura História na Universidade de Taubaté, bolsista PIBIC-UNITAU.

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Publicado
2025-09-16