DESIGUALDADES DE GÊNERO NA CIÊNCIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL DA DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS DE PESQUISA DO CNPq (2005-2023)

GENDER INEQUALITIES IN BRAZILIAN SCIENCE: AN INTERSECTIONAL ANALYSIS OF CNPq RESEARCH GRANTS (2005-2023)

Palavras-chave: interseccionalidade, mulheres na ciência e tecnologia, bolsas de fomento, inclusão

Resumo

Este artigo é parte das atividades em desenvolvimento no Observatório Sul-Sudeste do Projeto: INCT/CNPq Caleidoscópio: Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas Múltiplas Insurgências (12/2022- 11/2027). Entre os objetivos gerais do INCT-Caleidoscópio cabe ao Observatório Sul-Sudeste o monitoramento de indicadores e a elaboração de análises sobre as desigualdades sociais, raciais e violências de gênero e sexualidade, que impactam as trajetórias, as condições materiais e o ambiente profissional das mulheres nas carreiras científicas e acadêmicas.  Nos interessa compreender a persistência dessas desigualdades de gênero na história da vida acadêmica, ampliando nossa visão sobre as categorias prevalentes nos perfis coletivos, bem como a caracterização do que se entende por "trajetórias exemplares".

Nesse sentido o presente artigo estabelece algumas relações iniciais sobre a participação das mulheres em bolsas de pesquisa em diferentes modalidades no país, considerando suas intersecções com outros marcadores sociais de diferença, como cor/raça, bem como dimensões regionais e de áreas do conhecimento. Para tal foram analisados dados desagregados do Painel de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação do CNPq sobre a situação histórica e atual (2005-2023) da participação das mulheres e homens em diferentes áreas do conhecimento. 

A inovação do trabalho reside na análise interseccional do perfil dos bolsistas nas principais modalidades de bolsas de pesquisa em dois momentos distintos (2005 e 2023, primeiro e último ano completo disponibilizado pela base do CNPq), a partir do uso do software de Análise Interseccional de Perfil – AIP (Feltrin et al, 2021) adaptado para as análises empreendidas no âmbito do Observatório Sul-Sudeste. Tal metodologia busca captar a complexidade do universo analisado, não se limitando a questões como “quantas mulheres” receberam bolsas de pesquisa, mas qualificando esse grupo “mulheres”, visto que elas não formam um grupo homogêneo. Assim, os diferentes marcadores sociais que atravessam essas “mulheres” são determinantes para sua trajetória na academia, influenciando na sua entrada, permanência e ascensão na carreira.

 

Biografia do Autor

Rebeca Buzzo Feltrin, Unicamp

Possui graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia da UNESP (2004) e Licenciatura em Ciências Sociais (2014), mestrado em Política Científica e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008), trabalhando no campo dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia. Fez doutorado no mesmo departamento (2012), com estágio de doutorado na University College of London, trabalhando com temas relacionados à dinâmica de produção do conhecimento científico e tecnológico. Atuou como pesquisadora contratada pelo projeto Medidas para Inclusão Social e Equidade em Instituições de Ensino Superior na América Latina, no Núcleo de Estudos de Gênero - PAGU/UNICAMP em parceria com a Freie Universitat Berlin e financiado pela União Europeia. Atuou como pesquisadora e professora colaboradora do Departamento de Política Científica e Tecnológica (2014-2023) e coordenadora do Observatorio Transnacional de Inclusión Social e Equidad en la Educación Superior (OIE). Realizou pós-doutorado junto à Vice Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), acompanhando as pesquisas alinhadas ao Plano Brasil Sem Miséria. Foi co-editora da Revista Cadernos Pagu (2021-2022) e fez pós-doutorado junto ao INCT Caleidoscópio, na equipe de coordenação do Observatório Sul-Sudeste. Fez parte da coordenação executiva da avaliação de impacto das ações da Fiocruz na Pandemia de Covid-19 (2022-2024) e, atualmente, é pesquisadora bolsista do Ministério da Saúde (Datasus).

Karla Adriana Martins Bessa, UNICAMP

Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Multimeios (Instituto de Artes) e do Doutorado em Ciências Sociais (IFCH) na mesma instituição. É vice-coordenadora do INCT Caleidoscópio- Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas Múltiplas Insurgências (UNB/CNPq), onde coordena o setor de Divulgação Científica. Realizou estágios pós-doutorais no Center for Latin American Caribbean Studies Association, da University of Michigan (2004), no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (2008) e no Department of Film Studies do Kings College London (2014), onde também foi Visiting Researcher (2010/2011) 2014 e em 2023. Foi Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Federal de Uberlândia e Professora do Programa de Pós-Graduação em História na mesma Universidade (1994-2008). Graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), Mestre (1994) e Doutora (2000) em História Social pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Editora da Revista História Perspectivas (2006/2008) e da Revista Cadernos Pagu (2012/2014). Coordena o Projeto de Extensão CinePagu desde 2009. Atuou na curadoria da Mostra Internacional de Audiovisual Curta o Gênero (Fortaleza) de 2012/2021. Participa do Conselho Executivo da Rede Nacional de Estudos Feministas, Transfeministas, Antirracistas, Transdisciplinares e Decoloniais (2021/2024). Desenvolve pesquisas e orienta nas áreas dos Estudos Feministas, equidade e diversidade sexual e de Gênero, diversidade e equidade nas artes e ciências, história cultural, estudos do audiovisual, Cinema, imaginários e violências.

Maria Margaret Lopes, USP

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1993) e Livre Docência em História das Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Realizou estágio de doutoramento na Smithsonian Institution, Washington (1993), pós-doutoramento em História das ciências na University of Louisiana (EUA, 1997) com apoio da FAPESP e no Museu Etnográfico da Universidad de Buenos Aires (1998) com apoio da Rockefeller Foundation. Professora associada MS-5 do Instituto de Geociências da UNICAMP de 1986 a 2009. Foi coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu (2000-2004), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra (2006-2007), assessora-técnica da Secretaria Especial de Políticas paras as Mulheres da Presidência da República (2007-2009), investigadora (2009-2011) e investigadora associada (2012-2021) no Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência CEHFCi-FCT, na Universidade de Évora, Portugal; diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins MAST-MCTI, no Rio de Janeiro (2011-2012) Visiting visiting scholar no programa europeu Mestrado Erasmus Mundus TPTI- Techniques, Patrimoine, Territoires de lIndustrie, Universidades de Paris, Évora e Pádua (01-2013). Foi pesquisadora colaboradora senior da Universidade de Brasília -UnB no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação (2013-2023). É atualmente Bolsista PQ 1-C do CNPq, orientadora plena do Programa Interunidades em Museologia MAE-USP. É orientadora de pesquisas de mestrado e doutorado.Tem experiência na área de História, especialmente em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Ciências e da Tecnologia no Brasil e América Latina, História das Ciências Geológicas e Paleontológicas no Brasil e América Latina, Gênero em História das ciências e tecnologias, História dos Museus de Ciências e Tecnologias. Atuou como Vice-presidente para América Latina da INHIGEO - International Commission on the History of Geological Sciences (2020-2024). Como pesquisadora convidada do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu - UNICAMP, integra o Comitê gestor do INCT- Caleidoscópio 2022-2026.

Referências

Referências Bibliográficas
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Publicado
2024-12-12