PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS E O ENQUADRAMENTO DE MEMÓRIA: LUGARES DE MEMÓRIA PARA TODOS?

HISTORICAL HERITAGE AND MEMORY FRAMING: PLACES OF MEMORY FOR ALL?

Palavras-chave: Patrimônio Histórico, Memória, Poder

Resumo

O patrimônio histórico e o enquadramento de memória são temas essenciais para o entendimento de como os patrimônios buscam perpetuar sua memória na sociedade, construindo assim uma memória coletiva. Nesse sentido, este artigo busca discutir como a interseção entre o patrimônio histórico e a construção da memória coletiva, afetam a manutenção da identidade cultural e da compreensão da história de uma sociedade através da formação de lugares de memória. Tais espaços que se tornam lugares de memória nem sempre possuem a mesma importância para todas as camadas da população, por vezes o surgimento de um patrimônio histórico parte de uma questão de poder, buscando assim representar a narrativa e as memórias de uma determinada camada social que detém o poder estruturante. Sabe-se que a preservação dos patrimônios históricos é fundamental para a perpetuação da herança cultural e para o entendimento das raízes de uma comunidade. No entanto, o simples ato de preservar esses bens não é suficiente; é igualmente importante enquadrá-los na memória coletiva de forma que tenha igual significado e relevância para todos os que habitam o espaço, tornando-o um lugar de memória.

Biografia do Autor

Ítalo Pereira de Sousa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade
Federal Rural de Pernambuco. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em
História da Universidade Federal da Paraíba. Graduado em História pela Universidade Estadual
da Paraíba.

Mariana Zerbone Alves de Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Geografia Humana pela USP.

Referências

ABREU, Maurício. Sobre a Memória das cidades. Revista Território. v. 3, n. 4, p. 5-26, jan./jun., 1998.

ALVARENGA, André. Lugar e memória: cenários. GEOgraphia, v. 19, n. 41, p. 97-109, set./dez., 2017.

BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

BOURDIEU, Pierre. Sobre o poder simbólico. In: BOURDIEU, Pierre et al. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BRESCIANI, Maria Stella. Cidade, cidadania e imaginário. In: SOUZA, Célia;
CATROGA, Fernando. Memória, história e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2015.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009.

___________. O mundo como representação. Estudos avançados, v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. 6ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 2017.

FERRARA, Lucrécia. Cidade: imagem e imaginário. In: SOUZA, Célia; PESAVENTO, Sandra. Imagens urbanas: os diversos olhares na formação do imaginário urbano. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1997, p. 193-204.

LE GOFF, Jacques. Documento Monumento. In: História e Memória. São Paulo: Editora da UNICAP, 1990.

LEITE, Adriana Filgueira. O Lugar: Duas Acepções Geográficas. Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ. Rio de Janeiro, Volume 21, p. 9-20, 1998.

NOGUEIRA, Antônio. O campo do patrimônio cultural e a história: itinerários conceituais e práticas de preservação. Antíteses, v. 7, n. 14, p. 45-67, jul. - dez. 2014.

NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, 10, 7-28, 1993.

OLIVEIRA, Almir Félix Batista de. Memória, história e patrimônio histórico: políticas públicas e a preservação do patrimônio histórico. Dissertação (Mestrado em História). Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2002.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Em busca de uma outra história: imaginando o imaginário. Revista brasileira de História, v. 15, n. 29, p. 9-27, 1995.

___________. Imagens urbanas: os diversos olhares na formação do imaginário urbano. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1997, p. 13-20.

___________. Cidade, espaço e tempo: reflexões sobre a memória e o patrimônio urbano. Cadernos do LEPAARQ – Textos de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio. Pelotas, v. 2, n. 4. 2005. p. 09-17.

___________. História, Memória e Centralidade Urbana. Revista Mosaico, v.1, n.1, p.3-12, jan./jun., 2008.

POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, v. 2, n. 3, 1999, p. 3-15.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar. São Paulo: Difel, 1983.
Publicado
2024-10-05