ENTRE CORES E SIGNIFICADOS: OS TAPETES DEVOCIONAIS DA SEMANA SANTA EM OURO PRETO COMO EXPRESSÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL, HISTÓRIA E TURISMO

AMONG COLORS AND MEANINGS: THE SAWDUST CARPETS OF HOLY WEEK OF OURO PRETO AS AN EXPRESSION OF INTANGIBLE CULTURAL HERITAGE, HISTORY AND TOURISM

Palavras-chave: Tapetes devocionais, patrimônio cultural imaterial, atrativo turístico

Resumo

O presente artigo discorre sobre os tapetes devocionais da Semana Santa de Ouro Preto, Minas Gerais, como expressão de patrimônio cultural imaterial, história e turismo, destacando sua origem no século XVIII e sua relevância como elemento cultural, religioso e artístico. O objetivo foi analisar a representação visual dos tapetes devocionais enquanto elementos estéticos e simbólicos com ênfase nos materiais e significados a eles atribuídos pelos moradores da cidade, participantes da pesquisa. Para isso, adota uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando métodos como pesquisa bibliográfica, registro fotográfico, observação participante e entrevista. A discussão propôs compreender o papel da representação visual, especialmente no contexto dos tapetes devocionais, como um meio de preservar, promover, valorizar e transmitir essa  herança cultural. Como resultado, percebeu-se que os valores, os significados e a percepção do patrimônio cultural dos tapetes devocionais contribui  para a construção de narrativas culturais que, neste contexto, promovem o reconhecimento de sua importância histórica, patrimonial e turística.

Biografia do Autor

Nilson Ricardo Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGTURPATRI - UFOP - MG - Brasil 2022). Especialização em Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Étnicas Raciais pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG - Brasil). Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (MG - Brasil).

Kerley dos Santos Alves, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - MG - Brasil). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG - Brasil). Graduada em Psicologia e em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (MG - Brasil). Professora no curso de Bacharelado em Turismo e no Mestrado em Turismo e Patrimônio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG - Brasil).

Solano de Souza Braga, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí  (PRODEMA UFPI - Brasil). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC - UFMG - Brasil). Professor no curso de Bacharelado em Turismo e no Mestrado em Turismo e Patrimônio  da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG - Brasil).

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Publicado
2024-10-05