APRESENTAÇÃO DE DOSSIÊ

A DITADURA MILITAR NO BRASIL EM DEBATE: SILENCIAMENTOS, RESISTÊNCIAS E ENSINO DE HISTÓRIA

Palavras-chave: Apresentação, Dossiê temático, Ditadura militar no Brasil, Ensino de História

Resumo

Em 2023 completamos quase seis décadas do golpe civil-militar que culminou em um dos períodos mais tenebrosos de nossa história nacional, que durante 21 anos causou terror e morte a muitos brasileiros e brasileiras. Práticas repressivas, pessoas exiladas, torturas físicas e psicológicas, pessoas perseguidas, censura, atraso na educação, repúdio aos símbolos nacionais como o hino, a bandeira, são questões que merecem a atenção de todos/as historiadores/as. Hoje, mais do que nunca, é necessário protagonizar debates que relatem e analisem a ditadura militar no Brasil. Assistimos, na atualidade, uma escalada autoritária e negacionista nos mais diversos espaços sociais, por este motivo, entre outros, a urgência em fortalecer a ciência e proporcionar produções e debates sobre a temática. Refletir sobre os diferentes impactos dos anos de Ditadura Militar na sociedade, do ontem e do hoje, bem como os impactos e influências, nas famílias, nos, comportamentos, na imprensa e na educação são urgentes, especialmente no campo historiográfico. Dessa forma, o presente dossiê recepciona estudos que dialogam com a temática da Ditadura Militar em suas variadas abordagens, perpassando a resistência e trajetória política de pessoas e/ou grupos, mulheres, movimentos negros, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, corpo, educação, operação Condor, etc. Também compreendemos a necessidade de dialogar com estudos que destaquem as distintas representações em periódicos, filmes, séries, músicas, literatura, e demais formas de expressão artística, reafirmando a arte como um meio de luta e resistência política durante os processos de repressão política. O presente dossiê, também atribui destaque especial para o ensino de história, pois durante o período ele foi censurado, monitorado pelos militares e seus agentes, reverberando um projeto político tecnicista e distante do conhecimento crítico e libertário. Assim, trabalhos que versam sobre o ensinar história na ditadura militar, bem como como reflexões entre a ditadura militar e a atualidade em sala de aula, tais como práticas, uso de fontes, etc, foram bem vindos.

Biografia do Autor

Ana Maria Colling, UFGD

Docente no Programa de Pós-graduação de História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pesquisadora da UNESCO junto à Cátedra Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras. Especialista em História das Mulheres, Relações de Gênero e Sexualidades. Entre suas obras destaca-se A resistência da mulher à ditadura militar no Brasil. Docente no Programa de Pós-graduação de História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pesquisadora da UNESCO junto à Cátedra Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras. Especialista em História das Mulheres, Relações de Gênero e Sexualidades. Entre suas obras destaca-se A resistência da mulher à ditadura militar no Brasil. 

Ary Albuquerque Cavalcanti Júnior, UFMT

Docente do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Desenvolve estudos sobre as diferentes formas de resistência contra a Ditadura Militar no Brasil, com publicações no campo da militância feminina, relações de gênero, história regional e local e ensino de história. Atualmente coordena o projeto de pesquisa: “Ditadura militar no Brasil: representações, sociedade e ensino de história” (UFMT) e o Grupo de Estudos em Ditadura Militar, Sociedade e Ensino de História (GEDSEH/UFMT).

Referências

REVISTA ELETRÔNICA TRILHAS DA HISTÓRIA 2023

Publicado
2024-01-13