A AULA DE HISTÓRIA E OS TEMPOS DE REFORMAS: REFLEXÕES SOBRE CENAS ESCOLARES

THE HISTORY CLASS AND THE TIMES OF REFORM: REFLECTIONS ON SCHOOL SCENES

Palavras-chave: Aula de história; Reformas Curriculares; Democracia.

Resumo

O artigo tem por objetivo problematizar a aula de história como espaço de encontro às diferenças diante de cenários marcados pela polarização política e negacionismo histórico. Nesse sentido, problematiza-se o processo de mudanças curriculares no âmbito do ensino de história. Essa proposta de análise – a partir das experiências docentes – busca sistematizar a ideia de ensino de história como lugar fundamental para a promoção do diálogo e negociação de pontos de vista.

Biografia do Autor

Renan Santos Mattos, UFSM

Doutor em história pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Maria e graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é tutor à distância do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria e professor regente do Instituto São José (SM). Desenvolve estágio pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado
2024-12-13