As cidades brasileiras do século XIX e o seu patrimônio histórico: um percurso do Rio de Janeiro à Franca

  • Maria Renata da Cruz Duran Universidade Estadual de Londrina

Resumo

No texto ora apresentado a relação entre patrimônio histórico e cidades está em foco. As construções e objetos que compõem as cidades podem ser vistos como elementos estáticos, mas seus habitantes dotam estes elementos de uma reação com-plexa e ativa que, segundo Carlo Ginzburg (1989), poderia ser analisado como uma obra de arte: de um lado, por meio dos elementos materiais que compõem esta cidade e, de outro, como auto-revelação de uma atitude em relação ao mundo.Para Richard Sennett (1988), resultado do acaso e do planejamento, as cidades somam recortes do tempo em seu espaço. Transmitem uma cultura datada em sua arquitetura, em seu modo de funcionamento. A cada rua da cidade pode-se constatar uma nova história, uma nova visão da cidade. A cada momento em que se observa esta rua, a História se renova mais e mais uma vez. Para o organizador de Carne e Pedra, portanto, a mesma rua de uma cidade guarda consigo patrimônios e temporalidades distintos. O estudo das cidades pode, pois, compor o estudo do patrimônio histórico na medida em que se analisa um bem público, haja vista o fato de que diz respeito a todos, e, diametralmen-te, um espaço privado, com significados peculiares, muitas vezes convergentes, assim constitui um estudo de larga magnitude, pois concentra “n” variantes em suas interpre-tações. A comparação entre as histórias de duas cidades, Rio de Janeiro/RJ e Fran-ca/SP, em momentos paralelos, o início do século XIX, é o mote para essa discussão. Relatos de viajantes foram a matéria principal para o trabalho, cujo resultado é o subsí-dio para um panorama urbano do século XIX. Destarte, nesta viagem esperamos apre-sentar uma breve reflexão sobre as diferentes composições patrimoniais que forjaram a diversidade citandina brasileira.

Palavras-Chave: Patrimônio Histórico; História das Cidades; Rio de Janeiro; Franca.

Biografia do Autor

Maria Renata da Cruz Duran, Universidade Estadual de Londrina
Graduada, mestre e doutora em História Social e da Cultura pela Universidade Estadual Paulista, pós-doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, professora adjunta de História Moderna e Contemporânea na Universidade Estadual de Londrina, credenciada na linha de Praticas Culturais, Memória e Imagem do Programa de Pós-graduação em História Social da mesma instituição. Em 2008, recebi o prêmio Monografias da Sociedade Histórica da Independência de Portugal pela dissertação de mestrado intitulada "Ecos do Púlpito. Oratória sagrada no tempo de d. João VI", publicada em 2010 pelo programa de melhores teses da Edunesp. Assim como a tese de doutoramento "Retórica à moda brasileira. Transições da cultura oral para a cultura escrita no ensino fluminense de 1746 a 1834", em 2013. Entre 2009 e 2011, trabalhei como consultora educacional para a UNESCO, OEI, Fundação Banco do Brasil e CAPES na área de formação docente e uso de tecnologias de informação e comunicação. Atualmente, desenvolvo pesquisas no campo da tecnologia, retórica e literatura na transição da modernidade para a contemporâneidade.

Referências

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Publicado
2018-12-04