As cidades brasileiras do século XIX e o seu patrimônio histórico: um percurso do Rio de Janeiro à Franca
Resumo
No texto ora apresentado a relação entre patrimônio histórico e cidades está em foco. As construções e objetos que compõem as cidades podem ser vistos como elementos estáticos, mas seus habitantes dotam estes elementos de uma reação com-plexa e ativa que, segundo Carlo Ginzburg (1989), poderia ser analisado como uma obra de arte: de um lado, por meio dos elementos materiais que compõem esta cidade e, de outro, como auto-revelação de uma atitude em relação ao mundo.Para Richard Sennett (1988), resultado do acaso e do planejamento, as cidades somam recortes do tempo em seu espaço. Transmitem uma cultura datada em sua arquitetura, em seu modo de funcionamento. A cada rua da cidade pode-se constatar uma nova história, uma nova visão da cidade. A cada momento em que se observa esta rua, a História se renova mais e mais uma vez. Para o organizador de Carne e Pedra, portanto, a mesma rua de uma cidade guarda consigo patrimônios e temporalidades distintos. O estudo das cidades pode, pois, compor o estudo do patrimônio histórico na medida em que se analisa um bem público, haja vista o fato de que diz respeito a todos, e, diametralmen-te, um espaço privado, com significados peculiares, muitas vezes convergentes, assim constitui um estudo de larga magnitude, pois concentra “n” variantes em suas interpre-tações. A comparação entre as histórias de duas cidades, Rio de Janeiro/RJ e Fran-ca/SP, em momentos paralelos, o início do século XIX, é o mote para essa discussão. Relatos de viajantes foram a matéria principal para o trabalho, cujo resultado é o subsí-dio para um panorama urbano do século XIX. Destarte, nesta viagem esperamos apre-sentar uma breve reflexão sobre as diferentes composições patrimoniais que forjaram a diversidade citandina brasileira.
Palavras-Chave: Patrimônio Histórico; História das Cidades; Rio de Janeiro; Franca.
Referências
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