Local de memória e ensino superior: as possibilidades educacionais

  • Cledivaldo Aparecido Donzelli Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis Centro Universitário Toledo
  • Alessandra Jorge Nadai Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah" - Penápolis

Resumen

Apresentação e reflexão sobre os resultados das experiências das oficinas denominadas Oficina de Memória Cultural – Memória da cidade de Penápolis: noções básicas sobre museus e preservação da memória local e Oficina de Memória Cultural – Memória da cidade através dos seus monumentos e patrimônio: identidade e cidadania, realizadas no ano de 2002 no município de Penápolis/SP, de iniciativa do Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”, bem como narrativa sobre os resultados das execuções dos planos de estágio do curso de Pedagogia da FAFIPE/FUNEPE, concernentes às temáticas das referidas oficinas, desenvolvidos entre os anos de 2006 e 2015. O artigo demonstra que é possível e necessária a aproximação acadêmica com os espaços de memória, no sentido de unir a teoria desenvolvida em torno das questões da história regional e local com práticas educativas em locais de monumentos e espaços de memória do município de Penápolis/SP.

Biografía del autor/a

Cledivaldo Aparecido Donzelli, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis Centro Universitário Toledo
Professor História - História e Sociedade
Alessandra Jorge Nadai, Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah" - Penápolis
Historiadora Diretora Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah - Penápolis -SP

Citas

REFERÊNCIAS

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BITENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História – fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.

FONSECA, Maria Cecília Londres. O Patrimônio em processo: trajetória política federalde preservação no Brasil. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/MINC-IPHAN, 2005.

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WILLIAMS, R. Cultura e sociedade: 1780-1950. Tradução de Leônidas H. B. Hegenberg, Octanny Silveira da Mota e Anísio Teixeira. São Paulo: Editora Nacional, 1969.

FONTES DOCUMENTAIS

Plano da Oficina de Memória Cultural: Memória da cidade de Penápolis: noções básicas sobre museus e preservação da memória local – Autor: Gilson Miguel Aude- Data: 2002 (Documento encontrado no acervo do museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”)

Plano da Oficina Memória e Patrimônio Cultural – Autor: Marcemino Bernardo Pereira – Data: 2002 (Documento encontrado no acervo do museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”)

Plano de Ensino da disciplina Conteúdos, Metodologias e Práticas de Ensino de História – Data: 1º e 2º semestres de 2017 (Documento adquirido na Secretaria da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis)

Plano de Estágio da disciplinaConteúdos, Metodologias e Práticas de Ensino de História – Data: 1º e 2º semestres de 2017 (Documento adquirido na Secretaria da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis)

Decreto Estadual nº 33.980, de 19 de novembro de 1958 – Disponível em: https://governo-sp.jusbrasil.com.br/legislacao/224660/decreto-33980-58 (Acesso em 30/12/2017).

Decreto Estadual nº 44.735, de 03 de março de 2000 – Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/?id=4050 (Acesso em30/12/2017).

Lei Municipal nº 1.527, de 2008– Disponível em: https://www.camaradepenapolis.sp.gov.br/portal (Acesso em 30/12/2017).

Publicado
2018-07-06