APRESENTAÇÃO DE DOSSIÊ

NARRATIVAS DA (RE)CRIAÇÃO DOS DIFERENTES CAMPOS DOS SABERES NO SUL GLOBAL

Resumen

O dossiê “Narrativas da (re)criação dos diferentes campos dos saberes no Sul Global” reúne pesquisas que exploram, sob múltiplas perspectivas teórico-metodológicas, os desafios contemporâneos da ciência diante do negacionismo, da pós-verdade e das disputas epistemológicas. As contribuições transitam entre gênero, feminismos descoloniais, narrativas autobiográficas, história oral, ensino e memória, refletindo sobre a constante (re)atualização dos campos do conhecimento em diálogo com a sociedade. Organizado a partir de um projeto interinstitucional coordenado pelo Laboratório de História Oral da Univille, em parceria com a ABEH, o Museu da Pessoa e outras instituições, o dossiê oferece ao leitor um panorama rico e plural de investigações que reforçam o papel social, político e epistemológico do Ensino de História e de outros campos na construção de saberes críticos e emancipatórios.

Biografía del autor/a

Cristiano Nicolini, UFG

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2019), na Linha de Pesquisa Cultura, Migrações e Trabalho, com período de Doutorado Sanduíche na Universidade do Porto, Portugal (2018-2019). Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2013), Especialização em História do Brasil - Novas Perspectivas em Ensino e Pesquisa, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Professor de Estágio Supervisionado e Didática da História na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH UFG) e do PROFHistória UFG.. Tem experiência nas áreas de História e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas, identidade regional, História Regional, Educação Histórica, História e Memória.

 

Juliana Alves de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunta do Curso de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura Regional (PGH-UFRPE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória-UFPE). Possui graduação (UFAL-2005), mestrado (UFPB-2008) e doutorado (UFPE-2014) em História. Realizou estágio de Pós-doutorado em Educação na Universidade de Passo Fundo (Brasil), sobre Ensino de História na Educação Básica. Preside o Conselho de Curadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenadora do Núcleo de História- PIBID/UFRPE, do Projeto de Pesquisa Internacional Brasil, Europa e México sobre Ensino de História crítico e plural (2023-2026) e do Projeto de Ensino Internacional COIL- Brasil/México, voltado para mestrado e doutorado. Têm experiência na área de História e Educação, com ênfase em História Regional do Brasil e Ensino de História, atuando nos seguintes temas: História Regional, Ensino de História, Aprendizagem Histórica, Avaliação da Aprendizagem. Tem experiência com pesquisa em acervos documentais do século XIX e XX, na avaliação institucional de livros didáticos de História- PNLD (2015-2024), com Políticas Públicas voltadas para a formação inicial de professores no PIBID (2014-2018) e no Residência Pedagógica (2018-2020) e na gestão de entidades científicas, atuando da direção nacional e regional da Associação Nacional de História (ANPUH/BR) e Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH). Atualmente, se dedica as pesquisas sobre a História Social da Cultura Regional, pensando os intelectuais e seus projetos educacionais, políticos, culturais epistêmicos no século XX, bem como a Cultura História contemporânea e a produção de sentidos em contexto escolar (narrativas, avaliação, tecnologias digitais e materiais didáticos sobre o Nordeste e suas cidades). Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Culturas-NEPHECs e integra o corpo pesquisadores/as do Instituto Menino Miguel (IMM/UFRPE), voltadas para ações de Inovação Social pensando a História Social do Nordeste, do direito á cidade e das Histórias de Vida de pessoas em vulnerabilidade social (pessoas em situação de Rua). Integra a Rede Proprietas, hoje INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso (Disponível em: www.proprietas.com.br). Tem desenvolvido projetos com pesquisadores(as) do Uruguai, Canadá, México e Espanha sobre Ensino de História nas Américas e Europa mais plural, intitulado: Para una historia en común. La enseñanza de la historia en América y Europoa para una ciudadanía crítica y plural (2023-2026).

Raquel Alvarenga Sena Venera, UNIVILLE

Raquel Alvarenga Sena Venera concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, em 2009. É bacharel e licenciada em História pelo universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, em 2000 e possui mestrado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2003. Foi vice- coordenadora do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, da Universidade da Região de Joinville, Univille, nas gestões 2016-2018 e 2019-2020 e coordenadora nas gestões 2021-2022 e 2023-2024. É líder do Grupo de Pesquisa Subjetividades e (auto)biografias desde 2013. Suas pesquisas em andamento possuem foco nos desafios do "trabalho pela vida" - desde as 'escritas de vidas', as narrativas de si até as diferentes escutas de garantias de dignidade e direitos humanos. Aposta nas produção heurística do trabalho reflexivo das memórias. Os debates acerca dos rizomas construídos com as (auto) biografias nas redes sociais; a democratização das narrativas; os discursos implicados na "arquitetura de si"; "tecnologia do eu" ou do "si mesmo"; os processos de subjetivação contemporâneos são presentes e perpassam as investigações sobre práticas discursivas no campo político da Memória. Tem se dedicado na construção de acervos em rede de histórias de vidas e na investigação de narrativas não verbais, especialmente as artesanias femininas que silenciosamente registram a presença de mulheres na História. Ao mesmo tempo, se preocupa com a democratização dessas narrativas e suas relações com um tipo de patrimônio específico, aquele relacionado a vida na democracia - um 'comum' praticado e pleiteado em cada grupo o qual tem chamado de Patrimônio (em)comum da Humanidade. Atualmente ministra as disciplinas Memória e Identidade, Estudos avançados em Memória, Linguagem e Identidade, Seminários de Produção Científica (II,III e IV), Seminários de Tese III e Desafios da Educação Patrimonial no Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade. Leciona igualmente no curso de graduação em História as disciplinas de Metodologia do Ensino de História e Introdução aos Estudos da História e Saberes Históricos e Cultura Escolar.

Citas

REVISTA TRILHAS DA HISTÓRIA - 2025.
Publicado
2025-09-15