CARTA DAS MULHERES BRASILEIRAS AOS CONSTITUINTES: USO DIDÁTICO DO DOCUMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA

LETTER FROM BRAZILIAN WOMEN TO THE CONSTITUENTS: DIDACTIC USE OF THE DOCUMENT IN HISTORY TEACHING

Resumen

Este texto tem como objetivo discutir a importância da Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes como fonte para o ensino de história. A carta, que completa 38 anos em março de 2025, traz uma série de reivindicações das mulheres brasileiras aos deputados e deputadas constituintes e também, os anseios da sociedade brasileira que havia há pouco tempo reconquistado a vida democrática. O uso deste documento para o ensino de história, além de ajudar a explicar o contexto de redemocratização no Brasil, permite uma abordagem sobre o pensamento da sociedade brasileira naquele contexto, sobre temas sociais importantes e ainda pode contribuir para os debates no ensino acerca da desigualdade de gênero. Além disso, o uso do documento como fonte para o ensino, promove o reconhecimento das mulheres brasileiras como agentes históricos e políticos das lutas por cidadania e democracia no Brasil.

Biografía del autor/a

Kênia Érica Gusmão Medeiros, Instituto Federal de Goiás

Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) 2019. Mestra em História pela Universidade de Brasília (UnB) 2011.Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) 2008. Graduada em Licenciatura em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) (2024). Principais áreas de pesquisa: História das Mulheres; História e Música; Ensino de História; Educação para as relações étnico raciais e História Pública. Docente do quadro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Foi primeira secretária da diretoria da ANPUH GO no período: 2020-08/2022. Foi vice coordenadora do GT de Ensino da ANPUH GO no período 2020-2022. Autista e mãe de uma menina autista desde 2010.

Citas

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FONTES:

Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes

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Publicado
2025-09-15