A DIMENSÃO TERAPÊUTICA DA ESCRITA DE CARTAS: UMA METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE FONTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (GOIÁS – 2020)

THE THERAPEUTIC DIMENSION OF LETTER WRITING: A METHODOLOGICAL APPROACH TO SOURCE CONSTRUCTION IN EMERGENCY REMOTE TEACHING (GOIÁS – 2020)

Resumen

O artigo analisa a metodologia de troca de cartas entre professores de História da Rede Estadual de Goiás, de agosto a dezembro de 2020, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), causado pela pandemia de Sars-Cov-2. Com uma abordagem interdisciplinar que integra Didática da História, Educação Histórica, Teoria Narrativa de Ricoeur e Psicanálise, a pesquisa investiga como essas cartas excedem o simples registro de experiências, podendo alcançar dimensões terapêuticas. Os temas das cartas incluíram: apresentação dos participantes, reflexões sobre o ensino e a narrativa histórica em tempos de pandemia. A pesquisa revela como a troca de cartas possibilitou aos participantes um espaço para elaboração dos sofrimentos, contribuindo tanto para a produção de fontes históricas quanto para a construção de um conhecimento histórico que atendesse as carências do tempo irritante. Isso pois tal metodologia permitiu a organização das experiências individuais em narrativas integradas às trajetórias de vida dos participantes. Por fim, o estudo destaca a relevância de investigações interdisciplinares para ampliar a compreensão sobre a produção de saberes em tempos de crise.

Biografía del autor/a

Adriel de Oliveira Dias, UFG

Licenciado em História (2014 - 2018), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Na graduação foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES). Especialista em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica (2018 - 2020) pela mesma instituição. Atuou como professor contratado pela Secretaria da Educação do Estado de Goiás (2018 - 2020). Mestre em História (2020 - 2022), pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutorando em História (2025 - atual) pelo mesmo programa (PPGH/UFG) Graduando em Psicologia (2021 - atual), pela mesma universidade.

Jullyana Silva Rosa, UnB

Psicóloga formada (bacharelado e licenciatura), com experiência acadêmica e profissional diversificada. Desenvolvi três projetos de iniciação científica entre 2022 e 2024, abordando os temas de adoecimento docente, psicanálise e cultura, e psicanálise e narrativas de vida. Atuei como professora na educação infantil e monitora no ensino integral para o nível fundamental I. Realizo atendimentos clínicos com base psicanalítica, incluindo experiência em plantão psicológico. Atualmente, sou mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG PsiCC), com interesse nas áreas de psicanálise, desenvolvimento humano e educação.

Priscilla Melo Ribeiro de Lima, UFG

É doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (PPG-PSICC/UnB), com estágio pós-doutoral em Literatura pelo Programa em Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PosLIT/UnB). É docente do Curso de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Educação da UFG (PPgP/UFG) e do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da UFG (PPGLL/UFG). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Narrativas marginais, e o Grupo de leituras Laboratório de Literatura (LabLit). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás (2018-2022), e vice-diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2022-2024). Atualmente pesquisa sobre discurso, identidade e resistência em narrativas de vida utilizando os aportes teóricos da psicanálise, psicossociologia e análise do discurso; e sobre narrativas marginais, literatura e psicanálise. 

Citas

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FONTES

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GOIÁS. Conselho Estadual de Educação de Goiás. Resolução 02/2020. Goiânia: CEE, 2020b.

Publicado
2025-09-15