O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E A CRISE AMBIENTAL CONTEMPORÂNEA: OS DESAFIOS DA HISTÓRIA LOCAL

TEACHING HISTORY IN RURAL EDUCATION AND THE CONTEMPORARY ENVIRONMENTAL CRISIS: THE CHALLENGES OF LOCAL HISTORY

Resumen

O presente trabalho discute a relação entre o Ensino de História e a Educação do Campo, a partir das contribuições do uso da História Local, para compreender como o campo responde ao contexto da crise ambiental produzida pelo capitalismo. Neste caminho são aproximados os pressupostos de que o Ensino de História deve orientar a vida prática e da educação camponesa comprometida com a análise e a mudança da realidade onde os sujeitos do campo estão inseridos. Para tanto, avalia-se o uso da História Local enquanto perspectiva de análise para realidade do lugar, que culmina na discussão sobre a integração da crise ambiental contemporânea na Educação do Campo. Metodologicamente são analisados os trabalhos encontrados no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no intuito de perceber se e como as áreas se relacionam na atualidade. Desta forma, defende-se neste artigo que o ensino da História Local, no âmbito da Educação do Campo, precisa integrar as dinâmicas globais de apropriação dos recursos naturais, o que não fica evidente nos trabalhos analisados. Assim, pode-se desenvolver uma consciência histórica e socioambiental que valorize o passado e esteja preparada para os novos desafios futuros da Educação do Campo.

Biografía del autor/a

Alfredo Ricardo Silva lopes, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado (com período do Programa do Doutorado Sanduíche no Exterior realizado no Rachel Carson Center/Ludwig-Maximilians-Universität München) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMS. Realiza pesquisas na área de Ensino de História, História Ambiental, Crise Ambiental, Antropoceno e Capitaloceno. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação do Campo da Universidade Federal do Santa Catarina. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHistória-UFSC). Membro do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA-UFSC) e do recém-criado Instituto de Mudanças Climáticas (IMC-UFSC). Atualmente exerce o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHistória-UFSC)

Mario Martins Viana Júnior, Universidade Federal do Ceará

Professor do curso de graduação em História da Universidade Federal do Ceará. Chefe do Departamento de História (gestão 2021-2023; 2023-2025). Possui pós-doutorado pelo ICS de Lisboa/Universidade de Coimbra (2019-2020); doutorado em História Cultural (UFSC-2013); e mestrado em História Social (UFC-2009). É tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) de História. É líder do Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER) de 2014 a 2021. Coordena o projeto de pesquisa - Por uma história agrária no Ceará. Coordenou o Grupo de Trabalho (GT) - Questão Agrária - da ANPUH-CE. No COMTER, é responsável pelo Grupo de Estudos sobre Questão Agrária. Desenvolve trabalhos de extensão voltados para a educação popular, a exemplo do programa de extensão - Memória das Comunidades Impactadas pelos Perímetros de Irrigação no Ceará. Em 2024 foi contemplado no edital CNPq Universal com o projeto "Energia limpa pra quem?!". Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nas seguintes temáticas: campesinato, conflitos territoriais, memórias do campo e do litoral, semiárido, gênero, masculinidades, América Portuguesa, Brasil República.

Citas

ARAGAO, Felipe Pedro Leite de. O Ensino de História no contexto da Educação do Campo: experiências, saberes e fazeres das populações do campo no espaço escolar. Mestrado Profissional em Ensino de História. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2020. 159p. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9914554#. Acesso em: 14 dez. 2023.

ARROYO, Miguel. Educação Básica e Movimento Social do Campo. In:_ ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli S.; MOLINA, Mônica (Orgs.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2004. p.65-86.

BARROS, José D'A. O lugar da História Local na expansão dos campos historiográficos. In: OLIVEIRA, A. M. C. dos S.; REIS, I. C. F. dos. (Org.). História Regional e Local - discussões e práticas. Salvador: Quarteto, 2010, p. 217-241.

BECK, Ulrich. ¿Qué es la globalización ? Falacias del globalismo, respuestas a la globalización. Barcelona: Paidós, 1998.

BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

CALDART, Roseli S. Licenciatura em Educação do Campo e o projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In:_ MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Moura (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências piloto. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. p.95-122.

CARVALHO, Ely B. de; COSTA, Jamerson de S. Ensino de história e meio ambiente: uma difícil aproximação. História & Ensino, v. 2, p. 49-71, 2016.

CAVALCANTI, Erivaldo V. História e história local: desafios, limites e possibilidades. Revista História Hoje, v. 7, p. 272-292, 2018.

CERRI, Luis F. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

DUARTE, Clarice Seixas. A Constitucionalidade do Direito à Educação dos Povos do Campo. In: FERNANDES, Bernardo M. et al. (orgs.) Educação do Campo: campo, políticas públicas e educação. Brasília: Incra; MDA, 2008.

ESPINDOLA, Claudimir de Oliveira. Saberes e Vivências dos Estudantes na Educação do Campo: A Aprendizagem Histórica Na Escola Família Agrícola Prof. Jean Hébette (Marabá-PA). Mestrado Profissional em Ensino de História. Fundação Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2019. 143p. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9234315#. Acesso em: 14 dez. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis, 2001.

GONÇALVES NETO, Wenceslau. Estado e Agricultura no Brasil. Política agrícola e modernização econômica brasileira (1960-1980). São Paulo: HUCITEC, 1997.

GOUBERT, Pierre. Local History. In: GILBERT, F.; GRAUBARD, S. R. Historical Studies Today. N.Y: Norton &Co, 1972.

GUIMARÃES, Selva. (Org.) Ensino de História e cidadania. Campinas, SP: Papirus, 2016.

HOLANDA, Sergio. B. de. Raízes do Brasil. 26.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LIMA, Vanessa de Oliveira. Ensino de História e Educação do Campo: as experiências da história local na construção do conhecimento histórico na Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu – RJ. Mestrado Profissional em Ensino de História. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2020. 261p. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9418628#. Acesso em: 14 dez. 2023.

JUNIOR, Fernando Luis Couto da Silva. História e Educação do Campo: as possibilidades para o ensino de história. Mestrado Profissional em Ensino de História. Universidade Federal do Pará. Belém, 2022. 157p. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13094138#. Acesso em: 14 dez. 2023.

JUNIOR, João Thomaz de Campos. O Ensino em História na Educação do Campo durante a pandemia de 2020/2021. Mestrado Profissional em Ensino de História. Universidade Federal do Pará, Belém. 2022. 119p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716639. Acesso em: 14 dez. 2023.

MARTINS, Maria de Fátima Almeida; COELHO, Ana Maria Simões; MIRANDA, Shirley Aparecida. Desafios e possibilidades da área de Ciências Sociais e Humanidades na formação para docência no campo. In:_ ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Aracy Alves. Educação do Campo: desafios para formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p.95-106.

MATTOS, Beatriz Helena Oliveira de. Educação do campo e práticas educativas de convivência com o semiárido: a Escola Família Agrícola Dom Fragoso. 2010. 247f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.

MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: UNESP. Brasília: NEAD, 2010.

MENDONÇA, Sonia Regina de. O ruralismo brasileiro (1888-1931). São Paulo: HUCITEC, 1997.

______. Agronomia e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Vício de Leitura, 1998.

______ (org.). Estado e historiografia no Brasil. Niterói: EDUFF, 2006.

______. CONFLITOS INTRAESTATAIS E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL (1930 – 1950). Tempos Históricos, vol. 10, jan./jul., 2007, p. 243-266.

______. O patronato rural no Brasil recente (1964-1993). Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

______. Extensão Rural e hegemonia norte-americana no Brasil. História Unisinos, Vol. 14, N° 2, maio/agosto de 2010, p. 189-196.

MENEZES NETO, Antonio. J. Formação de professores para a educação do campo: Projetos sociais em disputa. In: ROCHA, Maria Isabel A. (Org.). Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. 01, p. 25-38.

MOLINA, Monica C. Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educ. rev. [online]. 2015, n.55, pp.145-166.

MORAES, Antônio Carlos Robert. O Território Brasileiro no Limiar do Século XXI. Revista GEOUERJ, Rio de Janeiro, v. 1, p. 7-11, 1997.

OLIVEIRA, Antonio Jefferson Paiva. A escola e a terra: ensino de história e educação em situação de conflitos nas séries iniciais da Escola José Valmeristo, Assentamento Quintino Lira/Santa Luzia do Pará. Mestrado Profissional em Ensino de História. Universidade Federal do Pará. Belém, 2021. 100p. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11327196#. Acesso em: 14 dez. 2023.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. A agricultura camponesa no Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1997.

RÜSEN, Jörn. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora UNB, 2001.

SCHMIDT, Maria A. O ensino de história local e os desafios da formação da consciência histórica. In MONTEIRO, A. M.; GASPARELLO, A. M.; MAGALHÃES, M. de S. (Org). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

SCHMIDT, Maria A.; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

SILVA, Francisco R. da. História Local: objectivos, métodos e fontes. In ALMEIDA, C. A. F. de. In Memoriam. II vol. Porto: Faculdade de Letras, 1999. pp. 383-395.

SOUSA, John Alex Xavier de. Permanências e Mudanças no Ensino de História na Universidade do Tabuleiro (UNITAB). Doutorado em Educação. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2013. 290p. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1199372#. Acesso em: 14 dez. 2023.

WANDERLEY, Kamila Karine dos Santos. "Fazer e Ensinar em História”: memória e construção da Educação do Campo na Escola Municipal Zumbi dos Palmares (Mari- PB). Mestrado Profissional em Formação de Professores. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2017. 138p. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6261167#. Acesso em: 14 dez. 2023.

Publicado
2025-09-16