ENSINO DE HISTÓRIA COMO AÇÃO POLÍTICA: HISTÓRIA DAS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO EM SANTA CATARINAA

HISTORY TEACHING AS POLITICAL ACTION: THE HISTORY OF WOMEN AND GENDER RELATIONS IN SANTA CATARINA STATE

Resumen

Este trabalho pretende colocar em discussão questões relacionadas ao Ensino de História, a História das mulheres e aos estudos de gênero em Santa Catarina. Para isso, observa dois livros didáticos de História de Santa Catarina e documentos como a Proposta Curricular (1991, 1998, 2014) e o Curricular Base do Território Catarinense (2019). Nos referidos textos, pretende-se perceber as lacunas, os diálogos e as potencialidades do Ensino de História frente às demandas das temáticas citadas. A pesquisa tanto nos livros quanto nos textos curriculares tem mostrado que temas relativos à História das mulheres têm sido pouco ou parcialmente abordados, ao passo que as questões de gênero pouco aparecem. Recentemente, com as perseguições encampadas pelos grupos conservadores a situação se agrava, especialmente no que se refere aos estudos de gênero. No entanto, o texto entende e defende o ensino de História como ação política na medida em que esta disciplina escolar pode ser veículo de importantes discussões que visam contribuir para uma formação de indivíduos cientes da participação das mulheres na História e sensíveis a eliminação de situações de preconceitos e violências de gênero em seus diferentes formatos.

Biografía del autor/a

Nucia Alexandra Silva de Oliveira, UDESC

Possui graduação (1996), mestrado (2001) e doutorado (2005) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora no Curso de História, no Programa de Pós-Graduação em História(PPGH) e no Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHistória) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Nessa Universidade: coordena o Laboratório de Ensino de História (LEH) onde desenvolve orientações de pesquisa e ensino de História; participa do grupo de Pesquisa Ensino de História, memória e culturas onde investiga questões relacionadas ao Ensino de História, História das Mulheres e Gênero e orienta trabalhos no PPGH e no ProfHistória com enfoque em Ensino de História, História das Mulheres e relações de gênero. Participa como sócia da Associação Brasileira de Ensino de História e da Associação Nacional de História (ANPUH).

Citas

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COLLING, Ana Maria. TEDESCHI, Lossandro. O ensino da história e os estudos de gênero na historiografia brasileira. História e Perspectivas, , n. 53, p. 295-314, -jan/jun. 2015.
BURKE, Peter. A Escrita da História. Novas perspectivas. Tradução de Mada Lopes. 3ª edição. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. 3ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
FONSECA, Thais Nivia de Lima. História e Ensino de História. 3ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

Monteiro, A. M., & Rossato, L. ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História. Rio de Janeiro, Revista Maracanan, 32, p 36–59. 2022. https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71053. Acesso em 16 de outubro de 2023.

Monteiro, Paolla Ungaretti. (In)visibilidade das mulheres brasileiras nos livros didáticos de
história do Ensino Médio (PNLD, 2015). Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,2016.

PEDRO, Joana Maria. Traduzindo o debate: o uso da categoria gênero na pesquisa histórica. História, São Paulo, v. 24. Np 1. P. 77-98, 2005.

PERROT, Michele. Minha História das mulheres. Tradução Angela M. S Côrrea. 2ª Edicão. São Paulo: Contexto, 2007.

PEREIRA, Nilton. SEFFNER, Fernando. Ensino de História: passados vivos e educação em questões sensíveis. Revista História Hoje, São Paulo, v. 7, nº 13, p. 14-33 – 2018.

SCOTT, Joan. História das Mulheres. In: BURKE, Peter. A Escrita da História. Novas perspectivas. Tradução de Mada Lopes. 3ª edição. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.
SOIHET, Rachel. Pedro, Joana Maria. A emergência da pesquisa em história das mulheres e das relações de gênero. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 27, no. 54, p 281-300, 2007.
Santa Catarina. Secretaria Estadual de Educação. Proposta curricular do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 1991.
Santa Catarina. Secretaria Estadual de Educação. Proposta curricular do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 1998.
Santa Catarina. Secretaria Estadual de Educação. Proposta curricular do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.
Santa Catarina. Secretaria Estadual de Educação. Currículo Base do território catarinense. Florianópolis, 2019.

SEFFNER, Fernando. Escola pública e professor como adulto de referência: indispensáveis em qualquer projeto de nação. Educação, São Leopoldo: Unisinos, v. 20 n. 1, p. 48-57, jan./abr. 2016.

SILVA, Cristiani Bereta. O saber histórico escolar sobre as mulheres e relações de gênero nos livros didáticos de história. Caderno Espaço Feminino. Uberlândia, v. 17, n. 01, Jan./Jul. 2007.
Publicado
2024-12-12