PESSOAS, MEMÓRIAS E NOVOS PATRIMÔNIOS: A VIRTUALIDADE DE TORNAR A HISTÓRIA DE VIDA DE CADA PESSOA PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

PEOPLE, MEMORIES AND NEW HERITAGES: THE VIRTUALITY OF MAKING EACH PERSON’S LIFE STORY A HERITAGE OF HUMANITY

Resumen

O presente artigo apresenta resultados de investigação envolvendo os temas da memória, patrimônio, museus e virtualidades a partir da de iniciativas do Instituto Museu da Pessoa, uma pessoa jurídica de direito privado, definida como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, com sede e foro no município de São Paulo, casa a Rua Natingui, nº 1.100, Vila Madalena, CEP 05443-002, estado de São Paulo e denominada em Estatuto Social próprio como “Instituto Museu da Pessoa.net”. Tratando-se de um espaço aberto ao público, para fins de comunicação, fruição e pesquisa, como são todos os museus do século XXI, tornou-se possível investigar, a partir das inserções deste espaço em nossas vidas, questões ligadas ao que seriam os “novos patrimônios” em contextos altamente tecnológicos, descolando o conceito da sociologia histórica segundo a qual o patrimônio em cidades são uma decorrência do patrimônio edificado e uma alegoria histórica, uma trilha da história e uma realidade material. Qual o futuro dos patrimônios das cidades, inclusive dos patrimônios históricos e da memória por eles constituídos? O que espaços virtuais do tempo presente como o investigado têm a nos dizer sobre temas intercruzados da memória, da história, do patrimônio, das cidades e da virtualidade? O patrimônio brasileiro tem algo a nos dizer sobre esta realidade? Partindo do patrimônio histórico e material das cidades, visamos introduzir respostas ao emergente tema das memórias e dos novos patrimônios virtuais considerando experiências brasileiras.

Biografía del autor/a

Tayara Barreto de Souza Celestino, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutoranda em Sociologia do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UFS), Mestra em Culturas Populares do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares (PPGCULT/UFS), Especialista em Museografia e Patrimônio Cultural pelo Claretiano Centro Universitário (Batatais/SP), Bacharela em Museologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Licenciada em Artes Visuais pelo Claretiano Centro Universitário (Batatais/SP). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFS-ES). Integra o Grupo de Pesquisas Laboratório de Estudos Urbanos e Culturais (LABURC/CNPq/UFS) liderado pelo professor Dr. Rogerio Proença Leite. Integrou o Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano - GEMPS/CNPq/UFS (2014-2017). Foi bolsista do Programa Especial de Inclusão em Iniciação Científica (PIIC/UFS). Realizou atividades remuneradas técnicas, docentes e culturais no núcleo de pesquisa do Memorial do Poder Judiciário do Estado de Sergipe (TJ/SE) após seleção por prova e títulos (2012-2014). Atuou como coordenadora da Galeria de Arte Álvaro Santos em Aracaju/SE (2016). Possui interesse nas áreas de artes, cultura, educação, memória, tecnologia, sociologia, conservação, documentação, exposição, culturas populares e musealização. Atualmente, realiza pesquisa sobre Tecnologia Social da Memória (TSM) articulando a crítica da técnica e o design sócio-técnico. 

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Publicado
2024-10-05