EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: REGISTRANDO SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

HERITAGE EDUCATION AND HISTORY TEACHING: RECORDING KNOWLEDGE AND PRACTICES IN BASIC EDUCATION

Resumen

O propósito deste artigo é apresentar possibilidades da Educação para o patrimônio no Ensino de História, por meio de práticas pedagógicas, tendo como objeto de pesquisa o Centro Histórico de Olinda/PE. Para isso, serão abordados os conceitos de Patrimônio, Educação Patrimonial e sua relação com o Ensino de História. A proposta versa sobre as potencialidades educacionais que se instauram com o estudo dos  patrimônios culturais através da educação patrimonial. O artigo está estruturado em seções: na primeira procura-se dialogar brevemente sobre os fundamentos do Patrimônio e da Educação Patrimonial. Na segunda seção, discutem-se as possibilidades metodológicas desses temas nas aulas de História dos anos finais do Ensino Fundamental. Por fim, serão apresentados relatos de duas práticas didático-históricas, desenvolvidas com enfoque na aprendizagem. As atividades  realizadas foram atreladas às concepções da história local, dialogando sobre os bens culturais da cidade.

Biografía del autor/a

Barbara Maria Muniz Pontes, Universidade de Pernambuco

Professora da Rede estadual de Pernambuco e mestranda no programa de mestrado profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA).

Igor Lapsky, Universidade de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade de Pernambuco e Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA).

Citas

BARROS, J. D. A. O campo da história: Especialidades e abordagens. 9ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 55. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
_______. IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial: Histórico, conceitos e processos. Brasília, 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf Acesso em: 10 jan 2024.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei 9.394/96. Brasília: MEC, 1997.
_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#Fundamental Acesso em : 20 jan de 2022.
CASSOL, Francielle Moreira; CAIMI, Flávia Eloisa. Detetives na aula de História: Simulação de práticas arqueológicas para conhecer o passado. In: PAIM, Elison Antônio; GUIMARÃES, Maria de Fátima. História, Memória e Patrimônio. Jundiaí: Paço Editorial, 2012.
CHOAY, Françoise. Alegoria do património. 6. ed. São Paulo: UNESP, 2006.
COSTA, Aryana. História Local. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias. Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019.
DOS SANTOS, P. M. Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S. l.], v. 4, n. 1, 2017.
FERNANDES, J. R. O. Memória e Ensino de História. In: Circe Maria Fernandes Bittencourt. (Org.). O saber histórico na sala de aula. 2ed. São Paulo, SP: Contexto, 1997.
FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra C.A. Patrimônio histórico e cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra C. A. O que é patrimônio cultural imaterial. Brasiliense, 2013.
FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & ensino de História. 2ª. Ed., 1ª. Reimpressão. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FREYRE, GILBERTO. 2º Guia Prático, Histórico e Sentimental de Cidade Brasileira. 4ª edição. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968.
GOUBERT, P. História local. In: Revista Arrabaldes- Por uma História Democrática. Rio de Janeiro, n. 1, maio/ ago.,1998.
GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO (PERNAMBUCO). FUNDARPE. Jogo do Patrimônio 2.0: Gerência de Preservação Cultural- FUNDARPE. Recife: Fundarpe, 2017.
GRUNBERG, E. Manual de atividades práticas de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, 2007.
HORTA, Maria de Lourdes P.; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999.
IPHAN. Instituto do Patrimônio Artístico Nacional. Programa Monumenta: Rotas do Patrimônio. Brasília: Ministério da Cultura, 2010.
HORTA, M. de L. Lições das coisas: o enigma e o desafio da Educação Patrimonial. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n.31, 2004.
KERN, Arno Alvarez; MUTTER Débora. Discussões acerca do patrimônio cultural. In: PAIM, Elison Antônio; GUIMARÃES, Maria de Fátima. História, Memória e Patrimônio: possibilidades educativas. São Paulo: Paco, 2012.
LUCA, Tania Regina de. Práticas de pesquisa em história. São Paulo: Contexto, 2020.
MAGALHÃES, L. H. ZANON, E. R., BRANCO, P. M. C. Educação Patrimonial: da teoria à prática. Londrina: Unifil, 2009.
MICELI, Paulo. Por outras histórias do Brasil. In: PINSKY, Jaime. O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2021.
OLINDA, Prefeitura Municipal de. Secretaria de Educação, Esporte e Juventude. Organizador Curricular do Sistema Municipal de Ensino de Olinda.2022.
PAIM, Elison Antônio; GUIMARÃES, Maria de Fátima. História, Cultura e Patrimônios Regionais: Construindo e registrando saberes e práticas. In: GIL, Carmem Zeli de Vargas; TRINDADE, Rhuam Targino Zaleski. Patrimônio Cultural e Ensino de História. 1. ed. Porto Alegre: Edelbra, 2014.
PEREIRA, Maria Zuleide da Costa; SOUSA, Jorge Luis Umbelino de. PARTE DIVERSIFICADA DOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: que política é essa?. ESPAÇO DO CURRÍCULO, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 448-458, 8 dez. 2016.
Publicado
2024-10-05