PINHEIRO, BÁRBARA CARINE SOARES. COMO SER UM EDUCADOR ANTIRRACISTA. SÃO PAULO: PLANETA DO BRASIL: 2023. 160P

Resumen

A obra "Como Ser um Educador Antirracista", de Bárbara Carine Soares Pinheiro, explora a necessidade de uma educação antirracista que vá além da obrigatoriedade legal e promova uma transformação social profunda. Baseando-se em sua experiência como fundadora da Escola Afro-brasileira Maria Felipa, a autora apresenta estratégias para decolonizar currículos escolares e integrar práticas educativas que valorizem culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas. O livro destaca a importância da formação de toda a comunidade escolar, incluindo pais, no enfrentamento do racismo estrutural. Pinheiro enfatiza que a educação antirracista exige compromisso coletivo e formação contínua para desconstruir opressões e ampliar a representatividade nos espaços de poder.

Biografía del autor/a

Luiz Gustavo Alves Lemos dos Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

2014 - 2018
Licenciatura Completa en Historia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2024 - Actual
Máster Profesional en Enseñanza de la Historia.
Universidad Estatal de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Destaco mi participación en la Residencia Pedagógica, proyecto coordinado por CAPES, durante mis estudios de pregrado. Esta experiencia enriqueció mi formación, aportando un acercamiento práctico y reflexivo al campo de la docencia. Mi trayectoria académica e implicación en proyectos consolidan mi compromiso con la educación y la mejora continua en la enseñanza de la Historia.

Citas

AZEVEDO, Veruska. A descolonização e a decolonialidade como possibilidades na construção do ensino de história na escola básica. In: ALMEIDA NETO, A. S. de; LOURENÇO, E.; CARVALHO, J. P. F. de (org.). Ensino de história em tempos torpes: leituras e reflexões. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020.

FARIAS, Eny Kleyde V. Maria Felipa de Oliveira: heroína da Independência da Bahia. Salvador: Quartetto, 2010.

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.

RAMALLO, Francisco. Curriculum, identidad(es) y didáctica de las otras historias: una mirada de la historia de África y los afrodescendientes en el contexto bonaerense. XVI Jornadas Nacionales y V Internacionales de Enseñanza de la Historia. Mar del Plata, set. 2016.

RAMALLO, Francisco. Pedagogías descoloniales en la Didáctica de la Historia. Estudios de Filosofía Práctica e Historia de las Ideas, Mendoza, v. 19, p. 1-10, 2017.
Publicado
2024-12-13