O LUGAR DAS INSTITUIÇÕES MUSEOLÓGICAS NA SOCIEDADE: O CASO DE TAUBATÉ-SP

THE PLACE OF MUSEOLOGICAL INSTITUTIONS IN SOCIETY: THE CASE OF TAUBATÉ

Resumen

O objetivo, neste artigo, é analisar o lugar que as instituições museológicas ocupam nas sociedades, a partir de estudo de caso na cidade de Taubaté - SP, na qual existe uma quantidade significativa de museus: um conjunto de dez instituições. Para realização da análise foram considerados os contextos sociais brasileiros e o da cidade pesquisada, correlacionando-os aos dados de pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Museus. Metodologicamente, foi realizada pesquisa na documentação dos museus da cidade e pesquisa de campo sobre seus aspectos estruturais, considerando-se a história institucional, a curadoria das exposições permanentes, a infraestrutura e o fluxo de visitantes. Com relação a este último elemento, o foco recaiu sobre o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, o mais visitado da cidade. Concluiu-se que o lugar dos museus nas sociedades é composto pela existência concreta das instituições e pela relação de sua história com o contexto social, e que o caso de Taubaté apresenta aspectos específicos, aqui estudados. 

Biografía del autor/a

Rachel Duarte Abdala, Universidade de Taubaté

Coordenadora e docente permanente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU. Coordenadora pedagógica do Curso de licenciatura em História da UNITAU. Mestre (2003) e Doutora (2013) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Docente do Curso de História da Universidade de Taubaté. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE) da Universidade de São Paulo. Coordenadora do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) na Universidade de Taubaté. Coordena os Projetos de Extensão Universitária: Educação Patrimonial e A cultura que vale: conhecendo e preservando a história, a memória e o patrimônio do vale do Paraíba. Desenvolve projetos em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Pesquisadora Assistente no Projeto Temático FAPESP: “Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)”. Processo n. 2018/26699-4

Nathália M. Novaes Victor, UNITAU

Arquiteta e Arte-Educadora, graduada pela Universidade de Taubaté em 2010, pós-graduada em História da Arte em 2017 e Mestra em Desenvolvimento Humano pela UNITAU, com pesquisa desenvolvida na área da Educação Patrimonial.

Mírian Cristina de Moura Garrido, Universidade de Taubaté

Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU, Professora
do Centro Paula Souza, Pós-doutora em História pela UNIFESP, Doutora e Mestra em História pela UNESP. Atua nos temas identidades, memórias, escritas de si, História e Cultura Afro- brasileira e Africana, com ênfase em Moçambique.

Citas

ABREU, Maria Morgado de. Taubaté: de núcleo irradiador de Bandeirismo a Centro Industrial e universitário do Vale do Paraíba. Aparecida-SP: Editora Santuário, 1985.
ANDRADE, Antônio Carlos de Argôllo. Histórico da Capela de Nossa Senhora do Pilar de Taubaté, um exemplar do Barroco Mineiro no Vale do Paraíba. Taubaté-SP, 2014 (não publicado).
CANCELA, Clarisse Duarte Magalhães. O Sítio do Pica-pau Amarelo e seu território: a cidade de Taubaté. Doutorado [Tese]. Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC/RIO, Rio de Janeiro, 2019.
CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano: artes de fazer. 22. ed. Trad. de Ephraim F. Alves e Lúcia Endlich Orth. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.
CHAGAS, Mário. Museus: antropofagia da memória e do patrimônio. In: Revista do IPHAN, no. 40. São Paulo-SP: Editora IPHAN, 2005
COSTA, Silvio. Taubaté: o local e o global na construção do desenvolvimento. Taubaté-SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2005.
DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. In: Cadernos de Pesquisa n. 115, p. 139 – 154, março, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a05n115.pdf Acessado em: 23/04/2020
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
GORDINHO, Margarida Cintra. Patrimônio do Litoral paulista e do Vale do Paraíba. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2012.
ICOMOS. Declaração de Québec: Sobre a preservação do "Spiritu loci". 2008.
Disponível em: _Declaration_Final_PT.pdf>. Acessado em: 27/03/2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA-IBGE. Censo 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/taubate/panorama Acessado em: 09/12/2022
INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Museus em Números. vol. 1. Brasília, 2011. Disponível em: https://www.museus.gov.br/museus-em-numeros-volume-1/ Acessado em: 31/01/2021.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 2 volumes. Trad. Ruy Oliveira. Lisboa: Edições 70, 2000.
____________. LE GOFF, J. Por amor às cidades: Conversações com Jean Lebrun. Trad. MORAES, R. C. C. São Paulo: Fundação editora da UNESP, 1998.
MENESES, José Newton C. Memória e Historicidade dos lugares: uma reflexão sobre a interpretação do patrimônio cultural das cidades. In: AZEVEDO, Flávia; CATÃO, Leandro; PIRES, João Ricardo (orgs.) Cidadania, Memória e Patrimônio: as dimensões do museu no cenário atual. Belo Horizonte: Crisálida, 2009, p. 32-45.
NORA, Pierre. “Entre história e memória: a problemática dos lugares”. In: Revista Projeto História (PUC/SP), São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
OLIVEIRA, Almir Félix Batista de. O IPHAN e o seu papel na construção/ampliação do conceito de patrimônio histórico/cultural no Brasil. In: Cadernos do CEOM, ano 21, n. 29. Bens culturais e ambientais, 2008.
POULOT, Dominique. Museu e Museologia. São Paulo-SP: Autêntica, 2009.
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo: colônia. São Paulo: Brasiliense/Publifolha, 2000. (Grandes nomes do pensamento Brasileiro)
TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Turismo e Museus. São Paulo: Aleph, 2006.
VARINE, Hughes de. As raízes do Futuro: o Patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Tradução de Maria de Lourdes Parreira Horta. Porto Alegre: Medianiz, 2013.
YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Daniel Grassi, 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Publicado
2024-10-05