A CONSTRUÇÃO DE UMA NAÇÃO EDUCADORA: A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS NA DITADURA CIVIL-MILITAR

THE BUILDING OF AN EDUCATING NATION: LITERACY OF CHILDREN, YOUNG PEOPLE AND ADULTS IN THE CIVIL-MILITARY DICTATORSHIP

Resumen

Esse artigo tem como objetivo, proporcionar reflexões sobre o período à ditadura civil militar brasileira (1964-1985) e seus impactos na educação, em especial no processo de alfabetização ainda insipiente especialmente na fase inicial de tal período. Como a alfabetização foi enxergada pelos militares, no período em que estiveram no poder, se houve investimentos ou sucateamento. Quais as consequencias deixadas por sua implantação.

Biografía del autor/a

Stefany dos Santos Antonio, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduanda no Curso de História na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- Campus de Três Lagoas (2020).

Graduada em Pedagogia pela Universidade Cesumar (2022).

Graduada em Pós Graduação em Educação Especial e Inclusiva pela Uninter (2022).

Graduanda em Pós Graduação Mestrado - Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- Campus de Três Lagoas (Atual).

Ione da Silva Cunha Nogueira, UNESP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista na Área de Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília - SP (2010) com Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Assis (2021). Mestre em Educação Escolar (2000) e Licenciada em Pedagogia (1996) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCL-AR) - Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara.

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Publicado
2024-01-13