Pós-Modernismo e Teoria da História: o relativismo revisitado

Postmodernism and Theory of History: relativism revisited

  • Manoel Gustavo de Souza Neto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: HISTÓRIA; PÓS-MODERNISMO; TEORIA; LINGUAGEM.

Resumo

Esse artigo disserta sobre o papel da linguagem em História. Meu intento é focar no trabalho de dois nomes do assim chamado paradigma pós-moderno com vistas a expor um modo de tomar as questões estéticas como fundamento para estratégias metodológicas para representação histórica. Hayden White e J.F.Lyotard me dão suporte num argumento que vai do primeiro pro segundo indagando sobre se é mesmo verdade que o pós-modernismo confere a História e à Literatura o mesmo status epistemológico. Também é minha intenção indagar sobre as possibilidades de levar a sério as teses pós-modernas sem cair necessariamente no completo relativismo. Se alcançar meu intento, então teremos conciliado os fundamentos científicos da História e aquela dimensão da pesquisa histórica que Huomboldt chamou de poética.

Biografia do Autor

Manoel Gustavo de Souza Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Manoel Gustavo de Souza Neto é doutor em História pela Universidade Federal de Goiás. Foi bolsista PDSE-CAPES na Universidade Clássica de Lisboa e atualmente é professor efetivo de Teoria da História na Universidade Estadual de Goiás, Campus Norte. Atua como Editor Executivo da Revista de Teoria da História do PPGH-UFG.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BENJAMIN, Walter. Sobre a Linguagem em Geral e Sobre a linguagem dos Homens in: Escritos Sobre Mito e Linguagem. São Paulo: Ed. 34, 2011.
CASSIRER, Ernst. A Filosofia do Iluminismo. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.
CONNOR, Steven. Cultura Pós-Moderna: Introdução às Teorias do Contemporâneo. São Paulo: Loyola, 2012.
DROYSEN, Johann Gustav. Manual de Teoria da História. Petrópolis. Vozes, 2009.
HUMBOLDT, Wilhelm von. A Tarefa do Historiador in MARTIN, Estevão de Rezende. A História Pensada: Teoria e Método na Historiografia do séc. XIX. São Paulo: Ed. Contexto, 2015.
KERN, Daniela. Hayden White e o Pluralismo Histórico in: MALERBA, Jurandir. História e Narrativa: A Ciência e a Arte da Escrita Histórica. Petrópolis: Vozes, 2004.
LYOTARD, Jean-François. A Condição Pós-Moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.
WHITE, Hayden. Trópicos do Discurso. São Paulo: Edusp, 1994.
Publicado
2020-07-01