Recebimento de textos para Dossiê 2025/1: “Narrativas da (re)criação dos diferentes campos dos saberes no Sul Global”.

2024-10-16

O Dossiê, com previsão de publicação no fim do primeiro semestre de 2025, será organizado pelos professores Prof. Dr. Cristiano Nicolini, da UFG, a Profa. Dra. Juliana Alves de Andrade, da UFRPE e a Profa. Dra. Raquel Alvarenga Sena Venera, da UNIVILLE. 

A proposta do novo dossiê se concentra nas narrativas de recriação dos diferentes campos dos saberes pois, nos últimos anos, o debate sobre o valor da ciência tornou-se central nas rodas de conversas do público em geral, sobretudo entre professores/as e cientistas, por ser importante dispositivo de combate ao negacionismo ambiental, histórico e científico. Essa discussão reposicionou o debate sobre verdade, epistemologias e campo científico na contemporaneidade. Embora o atual cenário tenha lançado luz sobre novas questões relativas aos desafios a serem enfrentados no espaço científico, o campo continua enfrentando antigos problemas com relação à hierarquização das diferentes áreas do conhecimento, problemas no percurso do reconhecimento e disputas no poder saber. No mencionado contexto de pós-verdade, fake news e negacionismo científico, portanto, é urgente o reposicionamento da discussão sobre verdade, epistemologias e campo científico. A História como ciência, nesse movimento, se fez e se faz em tensões, aproximações e distanciamentos interdisciplinares, além do seu comprometimento social e político para a “libertação dos homens”, como a afirmação de Marc Bloch (2001).

O presente dossiê tem como objetivo publicar trabalhos que dialoguem com as histórias de (re)criação ou atualização dos campos dos conhecimentos/saberes/fazeres que evidenciem, especialmente mas não só, os constructos dialógicos com as demandas escolares e o Ensino da História - locus privilegiado para reflexão acerca da função epistemológica do campo, como afirma Rüsen (2001). Serão bem-vindos textos produzidos a partir de resultados de pesquisas utilizando a metodologia da história oral, narrativas de vida e histórias de vida, narrativas (auto)biográficas, biografias históricas, dentre outras possibilidades. Além disso, o dossiê contempla tanto investigações produzidas em ambiente acadêmico e escolar quanto em outros espaços de formação histórica, contemplando pluriespitemologias e as diversas condições de construção de saberes

A data limite para submissão é 24 de março de 2025.