APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS LIVRES E FONTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55028/th.v14i28.22759

Palabras clave:

Apresentação, Artigos Livres, Fonte

Resumen

A Revista Trilhas da História reafirma seu compromisso com a divulgação científica ao encerrar 2024 com uma edição especial que, além do dossiê temático Amazônia: Territórios, Migrações e Fronteiras, apresenta quatro artigos livres e uma análise de fonte histórica. Essa edição reflete o esforço coletivo de pesquisadores, avaliadores e estudantes da UFMS, que, apesar das limitações de recursos, continuam a valorizar a História como campo de formação e transformação.

Os artigos discutem temas diversos e instigantes: a trajetória política do senador Cristiano Ottoni no Brasil Imperial; a relação entre literatura e a memória da ditadura militar; a construção de espaços de ciência no Brasil oitocentista e seu impacto na higienização urbana e racialização; e a pedagogia do patrimônio em Taquari (RS), ressaltando a importância da memória e da educação histórica. Além disso, a edição traz um estudo sobre o Almanaque Illustrado de 1928 como fonte para a história de Mato Grosso do Sul, destacando sua relevância na compreensão da ocupação territorial e da formação regional.

Encerramos este ciclo com a expectativa de que os debates aqui apresentados inspirem novas pesquisas e reafirmem a importância da História no cenário acadêmico e social. Boa leitura!

Biografía del autor/a

  • Dolores Puga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL)

    Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ), na linha Poder e Discurso. Professora Associada do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas (UFMS/CPTL). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do mesmo Campus (UFMS/CPTL). Líder do Grupo de Pesquisa "Usos e Desusos das Linguagens Artísticas" e vice-líder do Grupo "História Antiga e Usos do Passado: novas perspectivas entre o passado e o presente". E-mail: dolores.puga@ufms.br

     

  • Mariana Esteves de Oliveira, UFMS

    Licenciada (UFMS 2004), mestre (UEM 2006) e doutora (UFGD 2016) em História; Professora adjunta do Curso de História e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Coordenadora do Grupo História-CPTL do Programa de Residência Pedagógica; Compõe o Grupo de Pesquisa Gforp (de Formação de Professores), e o INCT Proprietas, que se ocupa com temáticas da história social da propriedade e do bem comum. Atua nas áreas de história social e do trabalho, com ênfase em movimentos populares e trabalho docente. Sindicalizada pela Adufms/ANDES e associada à ANPUH.

  • Rubia Dara Leão de Jesus, UFMS

    Estudante do curso de graduação Licenciatura em História na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Três Lagoas; Integrante do grupo de pesquisas "História Antiga e Usos do Passado: novas perspectivas entre o passado e o presente" com a iniciação científica "Fontes para História Antiga: repertório de imagens da Medusa entre os séculos VIII e IV a.C"; Editora assistente da revista Trilhas da História; Participante do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência; Integrante do Grupo Pet História Conexão de Saberes (Programa de Educação Tutorial); Participante do projeto de extensão Museu Histórico Itinerante MuH 4.0; Integrante do Grupo de Estudos sobre a História e a Cultura Afro-Brasileira e Africana (OGBON).

  • Wayla Silva Sá, UFMS

    Graduanda do curso de História da UFMS de Três Lagoas. Editora assistente da Revista Trilhas da História.

Referencias

REVISTA ELETRÔNICA TRILHAS DA HISTÓRIA 2024.

Publicado

2025-01-31