O trabalho de um bom número de historiadores paraguaios pouco fez para escapar à lógica de uma história das elites. A academia é dominada por esta interpretação, salvo exceções notáveis ​​produzidas pelas mãos de pesquisadores paraguaios e estrangeiros residentes no país, entre os quais se funda a história social do Paraguai.

O objetivo do Centro de Investigaciones de Historia Social del Paraguay (CIHSP), com sede em Assunção, é produzir e divulgar outro tipo de história, longe de temas recorrentes na historiografia paraguaia, como os grandes heróis (história biográfica) e as guerras (história da guerra). A história social, como a entendemos, suscita a visão de uma história de baixo, que reconstrói a participação de atores sistematicamente entendidos como sujeitos passivos e sem consciência, quando não apagados diretamente.

Atendendo a esse objetivo, o CIHSP, em parceria com a Revista Trilhas da História, organizou o dossiê História Social do Paraguai trazendo textos inéditos dos períodos colonial e independente.

Publicado: 2021-12-21

Revista Completa