A Feira Livre e a dinâmica sócio-espacial de Três Lagoas: horizontalidades e verticalidades

Open street market and the social-spatial dynamics of Três Lagoas: horizontalities and verticalities

Palavras-chave: Feira Livre, Horizontalidades, Verticalidades, Produção Cultural

Resumo

A Feira Livre de Três Lagoas tem uma história que se confunde com o processo de formação e desenvolvimento deste município. Isso nos leva a analisá-la a partir das relações entre sua dinâmica interna e processos sociais mais amplos – seja de caráter histórico, referentes ao município em questão, seja relacionados à produção do espaço urbano na contemporaneidade, de modo geral. Neste estudo foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e análise de notícias e reportagens sobre a Feira Livre de Três Lagoas, aplicação de questionários com feirantes e fregueses e realização de observação direta em reuniões e no espaço de comercialização. A investigação realizada identificou a coexistência contraditória de uma dupla determinação: (1) a Feira como realidade atravessada por iniciativas e projetos hegemônicos, mediados pelo Estado, que possuem um caráter vertical, pautados pela normatização, padronização e controle dos espaços de comercialização; (2) a Feira como espaço de realização coletiva, horizontal – como um produto cultural, social e político, aberto à espontaneidade.

Biografia do Autor

Fernando Falco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-CPTL). É integrante do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço, Política e Ideologias – G-EsPI (UFMS/CNPq)

Thiago Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-CPTL). Coordenador do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço, Política e Ideologias - G-EsPI (UFMS/CNPq).

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Publicado
2020-07-02