Impactos da BNCC na formação de professores de História para os Anos Iniciais

  • Carollina Carvalho Ramos de Lima Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Palavras-chave: BNCC, Ensino de História, Formação de Professores, Anos Iniciais, Pedagogia

Resumo

A definição e a implantação de uma base comum curricular, além de evidenciarem as disputas em torno de projetos políticos distintos, fomentam o debate sobre a formação e atuação de professores, uma vez que para a efetivação das novas diretrizes normativas é necessário ressignificar as práticas docentes e adaptá-las ao projeto político em curso. Desse modo, fica latente a ideia de que a efetivação de qualquer diretriz educacional passa, necessariamente, pela mudança nos cursos de licenciatura, nos currículos das redes, nos materiais didáticos e nos mecanismos de avaliação dos resultados. Nessa perspectiva, este artigo apresenta, em linhas gerais, o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o que se estabeleceu na versão final para a área de História, especialmente para os Anos Iniciais. Além disso, discute os possíveis impactos do documento na formação de professores nos cursos de Pedagogia.

Biografia do Autor

Carollina Carvalho Ramos de Lima, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Docente Adjunta da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora da Rede Cooperativa de Pesquisa e Intervenção em (In)formação, Currículo e Trabalho (REDEPCT).

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Publicado
2019-12-13