Fincando tábua no chão: a viabilização da escola para Peixoto de Azevedo (1979-1985)

  • Tiago Alinor Hoissa Benfica Secretaria de Educação de Mato Grosso. Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Eliamar Ferreira De Amorim Folle Licenciada em História pela UNEMAT (Programa Parceladas). Professora da educação básica no município de Peixoto de Azevedo.
Palavras-chave: História da educação, colonização de Mato Grosso, gestão escolar

Resumo

O trabalho discorre sobre a implantação da primeira escola pública do município de Peixoto de Azevedo-MT e o seu funcionamento entre os anos de 1979 a 1985. Nesse período, o povoado era desassistido pelo estado em muitos setores, pois o núcleo urbano se iniciou na década de 1970. Para construir a escola, a comunidade se uniu em sistema de mutirão e construiu a escola Arcanja Barbosa Ribeiro, que funcionou inicialmente de forma improvisada. Após a institucionalização da escola, ela teve o nome alterado para Dezenove de Julho, porém a estrutura física não foi modificada. Os professores não tinham formação específica para a docência e a escola era pequena demais para o número de alunos, sempre crescente, refletindo a economia garimpeira do local que, apesar do ouro extraído, ali cintilava a pobreza. A violência e a falta de um poder disciplinador, visíveis no povoado, também são observadas na sala de aula, carente de capitais econômico e intelectual. Dessa forma, a gestão empreendeu práticas autoritárias, mas essas foram insuficientes para dirimir os conflitos. As fontes utilizadas foram obtidas em arquivos da escola Dezenove de Julho e entrevistas com ex-professores. Concluiu-se que a falta da assistência do Estado atuou para os problemas da escola se avolumar no cotidiano de ensino, o que refletia a forma desordenada de ocupação do próprio espaço urbano do município. Por outro lado, a história aqui narrada mostra o esforço imanente de uma comunidade na luta contra o analfabetismo em um ambiente bastante culturalmente violento.

Biografia do Autor

Tiago Alinor Hoissa Benfica, Secretaria de Educação de Mato Grosso. Universidade do Estado de Mato Grosso
Graduado em História (2007); Mestrado (2011) e Doutorado (2016) pela UFGD, com o apoio da CAPES. Realização de estágio de pós-doutorado em Educação pela UEMS (2018). Pesquisador na área do ensino de História e História da Educação. Possui experiências nos sistemas de ensino básico, níveis fundamental e médio e no ensino superior, nas áreas de História e Ciências Sociais.
Eliamar Ferreira De Amorim Folle, Licenciada em História pela UNEMAT (Programa Parceladas). Professora da educação básica no município de Peixoto de Azevedo.

Licenciada em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2017). Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, cidade de Peixoto de Azevedo-MT.

Referências

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Fontes Orais (entrevistas)

Arcildo Antônio Passarin. Produção: Eliamar Ferreira de Amorim Folle. Cidade: Peixoto de Azevedo-MT. Junho de 2017. 1h 50min (áudio digital).

Claudete Fonseca. Produção: Eliamar Ferreira de Amorim Folle. Cidade: Peixoto de Azevedo-MT. Maio de 2017. 1h (áudio digital).

Francisco Lopes da Silva. Produção: Eliamar Ferreira de Amorim Folle. Cidade: Peixoto de Azevedo-MT. Maio de 2017. 1h 10min (áudio digital).

Maria de Fátima Silva Santos. Produção: Eliamar Ferreira de Amorim Folle. Cidade: Peixoto de Azevedo-MT. Março de 2017 (áudio digital).

Publicado
2019-12-13