Apontamentos para o professor de história que atue no ensino religioso, partindo da BNCC e do RCG
Resumo
Este trabalho tem por objetivo lançar alguns elementos que auxiliem na reflexão por parte do professor de história que atue com ensino religioso. Como ponto de partida, temos a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – que desencadeou documentos estaduais, como o Referencial Curricular Gaúcho – RCG. Em relação à metodologia, temos como primeiro ponto de análise: um breve histórico dos documentos norteadores da educação brasileira, desde a Constituição Federal de 1988 até se chegar nessa legislação mais recente. Já no segundo momento deste trabalho tem-se uma discussão sobre eventuais proximidades entre História e Ensino Religioso que podem auxiliar o professor que se encontre na situação-problema deste trabalho. Quanto à estrutura deste trabalho, tem-se uma reflexão histórica do processo pelo qual passou o ensino religioso no estado do Rio Grande do Sul acompanhada da utilização de contribuições de autores como Reinhart Koselleck, Jörn Rüsen, através das suas reflexões acerca da educação histórica, e também das contribuições de autores que abordam a questão da religião e das religiosidades na sociedade atual. Por se tratar de uma pesquisa teórica, seus resultados devem ser mensurados pela sua eventual possibilidade de fomentar o debate sobre o tema.
Referências
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