Ensino de História e Educação do Campo: Concepções e aspectos teóricos em escolas do campo no Mato Grosso do Sul

  • Mariana Esteves de Oliveira UFMS

Resumo

O artigo constitui um relato de experiência acerca da pesquisa realizada na Licenciatura em Educação do Campo da UFMS, juntamente com os alunos da disciplina de Teorias da História e Historiografia, onde foram investigadas, por meio de entrevistas, as perspectivas teóricas e influências historiográficas de professores de História em escolas de onze assentamentos, um distrito e um município rural do Mato Grosso do Sul. Os entrevistados expuseram, desde suas identificações com correntes teóricas, até suas posições frente ao movimento Escola Sem Partido. A partir da dinâmica da disciplina, construída pelo ritmo da Pedagogia da Alternância, foi possível avançar no universo da pesquisa e perceber a presença dos debates caros à Educação do Campo e, ainda, algumas situações de complexidade no fazer-se docente no contexto dos assentamentos rurais.  

Biografia do Autor

Mariana Esteves de Oliveira, UFMS

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e Doutorado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016). Atualmente é professora na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, No Centro de Ciências Humanas e Sociais, curso de Licenciatura em Educação do Campo. Possui experiência em História Social, Mundos do Trabalho, Novos Movimentos Sociais e Educação do Campo.

 

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Publicado
2017-11-27