HISTÓRIA DA CURRICULARIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL ATRAVÉS DE DOCUMENTOS OFICIAIS DO SÉCULO XVIII AO XXI

HISTORY OF THE CURRICULARIZATION OF THE PORTUGUESE LANGUAGE IN BRAZIL THROUGH OFFICIAL DOCUMENTS FROM THE 18TH TO THE 21ST

Palavras-chave: Currículo, Documentos oficiais, Concepções de linguagem

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre currículo e ensino de língua portuguesa no Brasil através da análise de documentos oficiais de diferentes períodos, considerando seus contextos históricos e suas concepções de linguagem. Os dados são compostos por leis, decretos, parâmetros e base curricular, publicados entre 1757 e 2018. O estudo investiga a influência de fatores sociais e culturais no ensino da língua materna, utilizando o conceito de currículo de Sacristán (2013), que o considera como processo dinâmico moldado por valores e interesses do contexto. Além disso, traça uma linha do tempo para entender as concepções de linguagem presentes nos documentos, baseando-se principalmente em Geraldi (2011). O foco é identificar mudanças e permanências no processo curricular ao longo dos anos, visando apresentar a evolução do ensino de língua portuguesa e o papel dos documentos oficiais na definição das práticas pedagógicas. Dentre os principais resultados, foi possível identificar mudanças nas concepções de linguagem - e, consequentemente, de língua - que ditam as práticas pedagógicas ao longo do tempo, indo de concepções mais estruturais à mais sociointeracionais. Observou-se, ainda, que os documentos oficiais passaram de uma abordagem mais normativa para uma mais reflexiva, acompanhando as transformações sociais e culturais do país.

 

Biografia do Autor

Maria Eduarda Oliveira da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Letras – Português e Espanhol – pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Ewerton Ávila dos Anjos Luna , UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Fez graduação e mestrado em Letras na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde atua com a formação de professores de Português e com pesquisas na área de Linguagem e Ensino.

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Publicado
2025-09-16